Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Hoje também festejamos promulgação obrigatória do casamento igualitário"

Faz hoje 13 anos que Cavaco Silva, o então Presidente da República, promulgou o diploma que permitiu o casamento homossexual em Portugal. A deputada Isabel Moreira recordou o facto no Twitter.

"Hoje também festejamos promulgação obrigatória do casamento igualitário"
Notícias ao Minuto

12:29 - 17/05/23 por Notícias ao Minuto

Política Isabel Moreira

Isabel Moreira, deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista (PS), recordou, esta quarta-feira, que hoje se marcam 13 desde que Aníbal Cavaco Silva, o então Presidente da República, promulgou o diploma que permitiu o casamento homossexual em Portugal. 

"Hoje também festejamos a promulgação obrigatória do casamento igualitário por Cavaco que sublinhou o erro, o 'melindre' de tal coisa e lamentou. Foi neste dia", escreveu a parlamentar na rede social Twitter.
 
Isabel Moreira recordou ainda o momento em que, ontem, a Assembleia da República se iluminou em tons arco-íris. "Santos Silva quis bandeira LGBT no Parlamento, Chega opôs-se, PSD ficou a meio do caminho. A solução foram as luzes [...] No final, que linda ficou a assembleia toda arco-íris", asseverou.

De recordar que o Dia Nacional contra a Homofobia e a Transfobia, assinalado a 17 de maio, foi consagrado em 2015, em resolução da Assembleia da República.

Assim, na noite de ontem, 16 de maio, a fachada do Palácio de São Bento iluminou-se com a bandeira arco-íris, de forma a assinalar a luta contra o preconceito e a defesa dos direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexo (LGBTI).

Leia Também: Grupo de trabalho vai identificar lacunas no apoio à população LGBTI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório