Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

"Faz parte". Marcelo deixa "palavra de cumprimento" a Catarina Martins

Declarações de Marcelo Rebelo de Sousa após Catarina Martins ter anunciado que não se vai recandidatar à liderança do Bloco de Esquerda.

"Faz parte". Marcelo deixa "palavra de cumprimento" a Catarina Martins
Notícias ao Minuto

12:09 - 14/02/23 por Notícias ao Minuto

Política Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República reagiu ao fim da manhã desta terça-feira ao anúncio de Catarina Martins, que vai deixar de ser coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) em maio, após mais de 10 anos de liderança. Marcelo Rebelo de Sousa apontou que o sistema político português está a enfrentar desafios.

O chefe de Estado começou por dizer que não comenta "a vida dos partidos", mas quis deixar "uma palavra de cumprimento à coordenadora do Bloco de Esquerda".

"Foram sete anos em que pude dialogar com ela, senão todas as semanas, com uma grande frequência", realçou.

Apesar de não querer comentar a saída de Catarina Martins, Marcelo Rebelo de Sousa relembrou que "faz parte da vida da democracia os partidos mudarem", acrescentando que o sistema político português está a enfrentar dois desafios.

"Todos nós percebemos os dois desafios que se colocam hoje ao sistema político português, como aliás aos europeus em geral e que são muito simples: Quem é Governo tem de governar bem e tem uma ocasião única para governar bem que são os fundos europeus [...]. Quanto às oposições, de um lado e de outro, têm de se reformular porque a maioria absoluta é uma situação completamente nova nos últimos anos e reformular significa, de um lado e de outro, terem que pensar qual é o seu papel no futuro, que alternativas oferecem e a alternativa é muito importante em democracia", salientou.

Recorde-se que Catarina Martins anunciou, esta terça-feira, que não se vai recandidatar à liderança do partido "por razões políticas".

Leia Também: Catarina Martins deixa liderança do BE em maio "por razões políticas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório