Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

EUA. Ausência de políticos açorianos na comitiva de Marcelo gera polémica

Presidente da República terminou, esta quarta-feira, uma visita de cinco dias à Califórnia.

EUA. Ausência de políticos açorianos na comitiva de Marcelo gera polémica
Notícias ao Minuto

12:30 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto

Política Marcelo Rebelo de Sousa

A ausência do presidente do governo regional dos Açores, José Bolieiro, na comitiva que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, levou à Califórnia, nos EUA, está a causar polémica tanto no arquipélago como na diáspora.

À Antena 1 Açores, o presidente do Instituto Português Além Fronteiras, Diniz Borges, realçou a comunidade da Califórnia tem raízes "maioritariamente açorianas" e que, por isso, não percebe como é que o "Presidente da República não traz  consigo o Presidente da Região Autónoma dos Açores".

O governo regional não reagiu de imediato, mas o ex-presidente, Vasco Cordeiro, que em 2018 visitou os EUA com Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a situação na sua página de Facebook, considerando-a "uma desconsideração política" aos Açores.

"A justificação presidencial é que não pode levar todos porque as pessoas têm cargos…Bom, é, exatamente, por as pessoas terem cargos pelos quais representam algo mais do que a si próprias, que torna a ausência do Governo Regional dos Açores desta visita como uma desconsideração política à Região Autónoma dos Açores absolutamente lamentável! E condenável!", escreveu o atual presidente do PS Açores, sublinhando que é importante "perceber o que se passou".

Questionado sobre esta questão, ainda antes de terminar a visita de cinco dias à Califórnia, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que "não se pode trazer toda a gente".

Já José Manuel Bolieiro garantiu à RTP Açores que não recebeu nenhum convite, notando, no entanto, que "nenhum elemento do Governo dos Açores não precisa de convite para ter uma relação direta e próxima com as comunidades e com a diáspora".

Quando à sua ausência nesta viagem, o presidente do governo regional realça que foi uma opção do Presidente da República, mas recusa fazer qualquer julgamento a esse propósito.

Leia Também: Marcelo fecha visita "inesquecível" com defesa da diversidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório