Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PSD preocupado com “escassez” de alimentos provocada pela guerra

O partido alerta que “a Ucrânia e Rússia são responsáveis por 30% do fornecimento de trigo ao mundo”.

PSD preocupado com “escassez” de alimentos provocada pela guerra
Notícias ao Minuto

16:08 - 09/03/22 por Beatriz Maio com Lusa

Política PSD preocupado com “escassez” de alimentos

O Partido Social Democrata (PSD), que se diz preocupado com “os efeitos e desfechos da guerra” entre a Rússia e a Ucrânia, apresentou uma pergunta regimental à Ministra da Agricultura sobre as consequências agroalimentares resultantes do conflito. 

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o partido revelou ter questionado “o desafio ímpar que a Europa e Portugal estarão sujeitos perante uma escassez generalizada de cereais, óleos e outros fatores produção agrícola, tradicionalmente importados da Rússia e da Ucrânia”.

O PSD relembra que “a Ucrânia e Rússia são responsáveis por 30% do fornecimento de trigo ao mundo” e, tanto um como outro, têm “ainda cereais da campanha passada por embarcar”, o que poderá levar a “uma escassez generalizada dos cereais”.

Deste modo, os deputados do PSD pedem ao Governo para ficar a par das medidas nacionais e internacionais aplicadas com o intuito de “garantir o abastecimento das indústrias alimentares, na produção animal e consequentemente da população em geral”. Solicitaram também a divulgação das “orientações nacionais às empresas agroindustriais exportadoras para o mercado russo”.

A pergunta regimental apresentada questiona primeiramente quais as “previsíveis consequências no mercado europeu e nacional ao nível do abastecimento de cereais, oleaginosas e fatores de produção” do conflito entre a Rússia e a Ucrânia; depois quais as medidas estudadas a nível europeu e nacional para “garantir o abastecimento de fatores de produção às empresas europeias e de alguns tipos de alimentos aos consumidores europeus” e, por fim, que medidas estão a ser equacionadas para as empresas nacionais exportadoras de produtos agroalimentares para o mercado russo ou ucraniano.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de mais de 2,1 milhões de pessoas para os países vizinhos -- o êxodo mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 14.º dia, provocou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que poderá ser da ordem dos milhares, segundo várias fontes.

Embora admitindo que "os números reais são consideravelmente mais elevados", a ONU confirmou hoje a morte de pelo menos 516 civis até terça-feira, incluindo 41 crianças.

Leia Também: PSD convergente com Governo, assegura que estará "vigilante"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório