Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Manuel Monteiro ao lado do líder do CDS, Melo ausente por isolamento

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, contou hoje com o ex-líder Manuel Monteiro numa visita a um mercado em Braga, iniciativa onde não esteve o presidente da distrital e eurodeputado, Nuno Melo, que está em isolamento.

Manuel Monteiro ao lado do líder do CDS, Melo ausente por isolamento

O dia de campanha do CDS-PP arrancou com uma visita ao Mercado Municipal de Braga, por onde passaram também comitivas do PSD, Iniciativa Liberal e PS.

À sua espera, o líder tinha uma comitiva de cerca de meia centena de pessoas, entre as quais o ex-líder do partido Manuel Monteiro, o presidente da concelhia e vereador da Câmara Municipal, Altino Bessa, o cabeça de lista por Braga, José Paulo Areia de Carvalho, o porta-voz da Tendência Esperança em Movimento, Mário Cunha Reis, e o ex-presidente da Juventude Popular, Francisco Mota, bem como o atual, Francisco Camacho.

A ausência mais sentida foi a de Nuno Melo - que anunciou que seria candidato à liderança contra Francisco Rodrigues dos Santos no congresso que esteve marcado para novembro mas foi cancelado -- por estar em isolamento na sequência de um contacto de risco com uma pessoa infetada com covid-19.

Quando chegou, o presidente do CDS-PP cumprimentou Manuel Monteiro, a quem se dirigiu como "presidente", com um aperto de mão.

O antigo líder, que voltou a filiar-se no partido já na liderança de Rodrigues dos Santos, chegou a ser sondado para integrar as listas de candidatos a deputados, mas rejeitou o convite.

Quando falou aos jornalistas, no final da visita, o líder centrista salientou que Manuel Monteiro, "um histórico ex-presidente do partido", é "um homem muito credível" e que "sempre se pautou pelos valores da integridade, independência e honestidade", sendo "um privilégio poder contar com ele".

Já sobre as ausências de Nuno Melo e também de Telmo Correia, líder parlamentar e deputado eleito pelo círculo de Braga, desvalorizou.

"Eu sou um homem satisfeito, um presidente do partido contente com as pessoas que tenho cá", afirmou, considerando que "todo o CDS" está unido em torno de "um bom resultado eleitoral".

Ainda antes da chegada do presidente centrista, à porta do mercado uma comitiva socialista cruzou-se com os apoiantes do CDS e o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, cumprimentou Manuel Monteiro e defendeu que o CDS não pode perder os seus valores.

"São valores que o CDS não pode perder e é importante ter um CDS forte porque é um dos partidos fundadores da democracia e da vida política constitucional portuguesa", afirmou.

Estas palavras levaram Manuel Monteiro a comentar que "esta é a notícia do dia".

O socialista desejou boa sorte ao CDS nas eleições legislativas de dia 30 mas assinalou que o PS quer "uma maioria estável para quatro anos".

Questionado pelos jornalistas, o presidente do CDS-PP afirmou ser "do mais elementar bom senso reconhecer que o CDS é um partido estruturante da democracia, fundador do regime" e defendeu ser "urgente que a sua força não seja substituída por partidos 'fanatistas' populistas, nem por um liberalismo que é em tudo igual à esquerda nos valores e só se diferencia na economia, e não tem preocupações sociais".

E sobre a presença de comitivas do PSD e Iniciativa Liberal no mesmo local, apontou que "a direita acompanha sempre a campanha do CDS" porque o partido é "a direita certa para Portugal".

Na visita ao mercado, o vereador Altino Bessa "comandou as tropas" e ia indicando o caminho Francisco Rodrigues dos Santos e ao cabeça de lista, José Paulo Areia de Carvalho. Já Manuel Monteiro seguia uns metros mais atrás.

Entre vendedores e clientes, o presidente do CDS-PP ouviu palavras de incentivo, provou presunto, bolo e ginja, e disse estar confiante de que o partido vai "desmentir" as sondagens que apontam a descida do partido nas eleições legislativas.

Leia Também: CDS é "antídoto contra liberalismo bloquista" e "fanatismo populistas

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório