Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Louçã. "Costa tem variado, em duas semanas, em três discursos diferentes"

Comentador versou, no seu habitual espaço semanal na SIC Notícias, entre outros temas, sobre a entrevista que o primeiro-ministro deu no início da semana. "Plano A" de António Costa "é a maioria absoluta", enquanto o "Plano B é entender-se, de alguma forma, e, aí, entra a ideia de Bloco Central", dissertou Francisco Louçã.

Louçã. "Costa tem variado, em duas semanas, em três discursos diferentes"
Notícias ao Minuto

23:33 - 12/11/21 por Notícias ao Minuto

Política Francisco Louçã

No seu espaço habitual das sextas-feiras, na SIC Notícias, Francisco Louçã versou, hoje, entre outros temas, sobre a política nacional, com especial enfoque na entrevista que o primeiro-ministro deu no início desta semana. António Costa "admitiu a possibilidade de fazer algum compromisso à Esquerda ou de fazer algum compromisso com o PSD"

"Na verdade", acrescentou, "António Costa tem variado, em duas semanas, em três discursos diferentes". "O discurso da maioria absoluta, com que se lançou a seguir ao 'chumbo' do Orçamento, o discurso de 'talvez seja possível uma nova Geringonça' e, agora, entrou pela porta grande a possibilidade de um Bloco Central informal", explicou o comentador. 

A entrevista dada pelo chefe do Governo foi, nas palavras de Francisco Louçã, "muito interessante" não só "por causa dessa pequena porta aberta que começa a surgir, mas também pela forma tão contundente como ele [António Costa] recusou os pontos de partida para um acordo que diz poder admitir". 

Um exemplo é o da "sustentabilidade da Segurança Social". "Por razões totalmente incompreensíveis - a não ser pela vontade do choque político -, António Costa transformou uma questão em que a negociação era possível, numa grande questão de regime impossível de tratar", considerou. 

Já noutras questões, o primeiro-ministro "foi igual a si próprio". Louçã indicou que o "Plano A" de António Costa "é a maioria absoluta", enquanto o "Plano B é entender-se, de alguma forma, e, aí, entra a ideia de Bloco Central"

O fundador do Bloco de Esquerda enunciou a entrevista de Rui Rio, dada na quarta-feira em que o líder do PSD, considerou Louçã, "vem confirmar esta posição". "Rui Rio veio repetir o que Marcelo Rebelo de Sousa tanto tem insistido, que é o que ele fez com António Guterres quando se estava a preparar o Euro", vincou. 

Recorde-se que o Presidente da República anunciou a dissolução do Parlamento após o 'chumbo' da proposta do Orçamento do Estado para 2022 e marcou eleições legislativas antecipadas para o próximo dia 30 de janeiro.

Leia Também: "Presidente correu riscos pela forma como conduziu este processo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório