Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PCP da Guarda diz que resultados da CDU ficam "aquém dos objetivos"

O PCP da Guarda analisou os resultados da CDU (coligação PCP/PEV) nas eleições autárquicas nos 14 concelhos do distrito e concluiu que ficaram "aquém dos objetivos eleitorais traçados".

PCP da Guarda diz que resultados da CDU ficam "aquém dos objetivos"
Notícias ao Minuto

10:30 - 04/10/21 por Lusa

Política Autárquicas

Segundo a Direção da Organização Regional da Guarda (DORG) do PCP, no ato eleitoral do dia 26 de setembro, a CDU obteve "cerca de 2.772 votos para as Assembleias Municipais, correspondendo a 2,99% do total distrital" e "ficará com representação em órgãos autárquicos de cinco dos 14 concelhos do distrito da Guarda, com 13 eleitos diretos".

"Os resultados da CDU ficam aquém dos objetivos eleitorais traçados. Tendo aumentado a votação em três concelhos, a CDU perdeu eleitos municipais em Almeida, Gouveia, Guarda e Manteigas, tendo perdido a maioria na Junta de Freguesia de Almeida. A CDU mantém os dois eleitos na Assembleia Municipal do Sabugal, o eleito na Assembleia Municipal de Seia e conquistou, pela primeira vez, a maioria da Junta de Freguesia de Alvoco da Serra", refere a DORG do PCP em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a estrutura distrital do PCP, liderada por Vladimiro Vale, o resultado da CDU nas eleições autárquicas foi obtido "num quadro particularmente difícil em que se construíram cenários de intensa bipolarização em muitos concelhos, em que existiu uso e abuso de meios institucionais para fins eleitorais, em que projetos políticos e de ambição pessoal fizeram aumentar o número de candidaturas e se promoveram outras forças políticas para lá do seu real valor".

"A campanha foi condicionada pela evolução da epidemia, limitando o contacto direto com as populações em que assenta o trabalho da CDU e foi uma campanha que não contou com os meios apresentados por outras forças políticas, contando, sobretudo, com a capacidade dos seus candidatos para chegar às pessoas", acrescenta.

A DORG do PCP "saúda a intervenção das centenas de candidatos e ativistas da CDU, militantes do PCP, do PEV e muitos independentes, que desenvolveram uma campanha de contacto direto com as populações".

Também admite que a campanha "contribuiu para a afirmação da CDU, do seu projeto e valores em todo o distrito da Guarda, criando condições para enfrentar batalhas futuras em defesa dos trabalhadores e do povo".

A terminar a nota, o PCP da Guarda garante que a CDU "continuará a bater-se pelo desenvolvimento da região e pela defesa do aparelho produtivo, afirmando o seu projeto distintivo de valorização dos serviços públicos, de defesa do poder local, de dignificação dos trabalhadores, de defesa das micro, pequenas e médias empresas, defendendo a cultura enquanto direito, a água pública, o transporte público, a mobilidade e o planeamento urbanístico não sujeito aos grandes interesses económicos e financeiros".

Segundo os dados do Ministério da Administração Interna, no distrito da Guarda, para a presidência dos municípios, o PSD foi o partido mais votado com 35,63 % dos votos (32 mandatos) e o PS o segundo com 34,24% (30 mandatos).

Os grupos de cidadãos obtiveram 14,88% dos votos (nove mandatos) e a coligação PSD/CDS-PP 5,09% e sete mandatos. O Chega obteve 2,01% dos votos, o PCP/PEV 1,81%, o CDS-PP 1,12%, o BE 0,41%, o Nós, Cidadãos! (NC) 0,37% e o Livre (L) 0,01% dos votos.

Leia Também: Jerónimo questiona sinais dados pelo PS com rejeição de aumento do SMN

Recomendados para si

;
Campo obrigatório