Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ilda Figueiredo quer reativação do ramal da Alfândega do Porto resolvida

A candidata da CDU à Câmara do Porto Ilda Figueiredo apelou hoje à rápida reativação do ramal da Alfândega do Porto, criticando a "lentidão" do presidente do município na resolução de uma solução "parada há dezenas de anos".

Ilda Figueiredo quer reativação do ramal da Alfândega do Porto resolvida
Notícias ao Minuto

16:43 - 18/09/21 por Lusa

Política Autárquicas

O dia 21 de abril marcou o início do debate lançado pela autarquia para ser encontrada uma solução para o ramal da Alfândega, ligando Campanhã à Alfândega do Porto.

Nessa data, a autarquia apresentou duas sugestões: uma para transporte rápido elétrico e outra para a reconversão em modos suaves e criação de um parque urbano.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, manifestou depois simpatia por uma terceira via, que reunia as duas realidades, mas Ilda Figueiredo, a uma semana das eleições, mostra-se desconfiada das intenções do independente que lidera a autarquia.

Neste contexto, a candidata da coligação PCP/PEV argumentou que "importa que o ramal da Alfândega seja ativado com transportes públicos, que parem nas Fontainhas, no trajeto Campanhã-Alfândega e vice-versa, permitindo assim que haja uma maior mobilidade, mas também atração de algum turismo num local onde, "muitas vezes, não chega".

"Foi uma das promessas de outras forças políticas, mas como sempre acontece com as maiorias de Rui Moreira, uma coisa são as palavras e outra são, depois, os atos. Passar das palavras ao papel e do papel à realidade demora sempre anos, mas esperamos que, desta vez, se consiga andar mais rapidamente e a CDU irá bater-se por isso", acrescentou a autarca no início de uma arruada na freguesia do Bonfim, dedicada, também, ao tema da mobilidade.

Chamando a atenção para o "Campo 24 de Agosto, onde se cruzam diversos tipos de transportes e onde o trânsito é intenso em certas alturas do dia", a candidata disse ser "claro que é necessária uma melhor regulamentação do trânsito".

"Trata-se também de uma zona de forte implantação dos parquímetros, o que faz com que a população, muitas vezes, não tenha onde estacionar, além de afetar o comércio local", lembrou a candidata da CDU.

Outra "mais-valia do mesmo projeto do ramal", considerou, é que "produzirá efeitos positivos" no trânsito da cidade retirando, por exemplo, "muito do que passa atualmente no Campo 24 de Agosto".

"O ramal está desativado há dezenas de anos apesar da CDU o ter reivindicado. Esperamos que avance desta vez", disse.

São candidatos à presidência da Câmara do Porto, nas eleições de 26 de setembro, Rui Moreira (movimento independente "Rui Moreira: Aqui há Porto" -- apoiado por IL, CDS, Nós, Cidadãos!, MAIS), Tiago Barbosa Ribeiro (PS), Vladimiro Feliz (PSD), Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Bebiana Cunha (PAN), António Fonseca (Chega), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal), Bruno Rebelo (Ergue-te) e Diamantino Raposinho (Livre).

Leia Também: Rui Moreira diz que "simplifica a vida" ao PS se conseguir maioria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório