Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Bruno Gonçalves eleito secretário-geral da Internacional Socialista

Bruno Gonçalves, dirigente da JS, foi eleito secretário-geral da União Internacional de Juventudes Socialistas (IUSY), no congresso realizado este fim de semana, informou hoje esta estrutura.

Bruno Gonçalves eleito secretário-geral da Internacional Socialista
Notícias ao Minuto

16:43 - 20/06/21 por Lusa

Política IUSY

Bruno Gonçalves, 24 anos, é natural de Braga e membro do Secretariado Nacional da Juventude Socialista (JS), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho e analista de tecnologias de informação.

De acordo com um comunicado da JS, foi eleito pelos congressistas com 98 votos a favor, 10 contra e duas abstenções, num cargo ao qual era candidato único.

Em declarações à Lusa na semana passada, o primeiro português a propor-se a este cargo de liderança da IUSY assumiu como objetivos do mandato o combate às desigualdades sociais e a importância da saúde mental.

Para Bruno Gonçalves, é prioritário "o combate social-democrata, socialista, pela liberdade e pela democracia" contra as "tendências autoritárias que vão aparecendo nos mais diversos pontos do globo", bem como o combate às desigualdades sociais.

"Obviamente que, quando falamos deste combate à desigualdade e a promoção da igualdade plena, temos que falar em ter uma organização feminista, onde as mulheres assumem cada vez mais a liderança dos processos de decisão", apontou.

Continuar a afirmar a IUSY como uma organização antirracista, "solidária com os movimentos surgidos nos Estados Unidos de 'Black Lives Matter'" e antifascista, defendendo a proteção das comunidades LGBT "de estereótipos negativos que ainda emanam" na sociedade, são também preocupações do secretário-geral eleito da IUSY.

No campo da "saúde e do bem-estar", Bruno Gonçalves coloca na agenda a importância da saúde mental, propondo que a IUSY promova a "criação de uma organização mundial para a saúde mental", junto das Nações Unidas.

O jovem socialista vincou a importância de "caminhar para a neutralidade carbónica" e "sensibilizar a necessidade de despoluir os oceanos", mostrando-se igualmente preocupado com fenómenos como o trabalho infantil.

O responsável adiantou ainda à Lusa que tem prevista, para o próximo mês, uma viagem à Palestina, "para conversar com organizações tanto palestinianas como israelitas".

"O diálogo acaba por ser também uma primeira porta para aquilo que é a missão da IUSY, que é a promoção da paz, desmilitarizar todos os conflitos e promover aquilo que nós deveremos querer para toda a gente, que é uma vida digna e uma vida plena", rematou.

No comunicado da JS, o líder desta estrutura, o deputado Miguel Costa Matos, manifestou o seu orgulho na eleição de Bruno Gonçalves.

"Ver a nossa organização - a Juventude Socialista - com militantes, ativistas nas suas causas, talentosos e transformadores, mostra que é este é mesmo o Tempo de Agir de uma geração. Somos progressistas, ecologistas e de esquerda e, com o nosso camarada Bruno Gonçalves, teremos uma voz a afirmar os nossos valores no mundo", afirmou.

O Congresso da IUSY realizou-se este fim de semana, em formato digital, a partir do Panamá, com a delegação portuguesa a participar a partir de Lisboa, no Centro da Esquerda.

A IUSY foi fundada em 1907, em Estugarda, na Alemanha, tendo origem na juventude da Segunda Internacional e definindo-se desde a sua origem como uma organização antimilitarista e internacionalista. Atualmente, integra 148 organizações em representação de mais de 107 países, agregando jovens de movimentos trabalhistas, socialistas e sociais-democratas.

Leia Também: JS quer serviços de psicologia e transportes gratuitos para jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório