Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

JS quer serviços de psicologia e transportes gratuitos para jovens

A Juventude Socialista (JS) divulgou hoje na sua Convenção Autárquica Nacional um manifesto com as principais propostas para as eleições locais, no qual se incluem a disponibilização gratuita de transportes públicos para jovens ou serviços de psicologia nas freguesias.

JS quer serviços de psicologia e transportes gratuitos para jovens
Notícias ao Minuto

15:55 - 20/06/21 por Lusa

Política Autárquicas

O Manifesto Autárquico Jovem, coordenado pelo secretário nacional da organização e deputado municipal de Coimbra José Dias, inclui ainda propostas como a criação de bolsas municipais de estágios e empregos para rejuvenescimento da Administração Pública e do setor privado, a disponibilização das instalações escolares para usufruto da sociedade civil fora dos horários letivos e incentivos financeiros à aquisição de produtos locais e saudáveis.

Em comunicado, a JS informa que "o documento será agora finalizado, tendo em vista a sua aprovação em reunião de Comissão Nacional", a realizar no distrito de Bragança no próximo dia 3 de julho.

O objetivo, segundo o secretário-geral da JS, o deputado Miguel Costa Matos, é que esta estrutura contribua "com ideias e quadros para a renovação dos projetos autárquicos, apresentando uma agenda ousada e transformadora para a construção das bases locais do Estado social, com serviços públicos, universais e gratuitos".

Na Convenção Autárquica Nacional da JS, que decorreu este fim de semana em Leiria, foram recolhidas mais de 200 propostas dos cerca de 150 participantes de todo o país.

Além da "disponibilização gratuita e universal para os jovens de transportes públicos e pequenos-almoços escolares" e da "oferta gratuita de serviços de psicologia em todas as freguesias", a JS propõe ainda a criação, pelas autarquias, de comunidades de energia ou a implementação de moedas locais digitais para remunerar comportamentos sustentáveis, como a reciclagem.

Numa mensagem em vídeo enviada à Convenção, o secretário-geral do PS apelou hoje aos jovens socialistas para que se envolvam no poder local e "participem ativamente" nas listas do partido nas próximas autárquicas, destacando a prioridade às políticas de habitação, ambientais e de educação.

"Seja para a freguesia, seja para a Assembleia Municipal seja para as câmaras municipais, porque o PS precisa das novas gerações e as novas gerações têm muito a dar ao poder local democrático", apelou António Costa, que foi reeleito no sábado líder do PS com 96% dos votos, para mais um mandato de dois anos.

O líder socialista salientou que, com a limitação de mandatos autárquicos a três consecutivos, "cada vez mais o PS precisa de novos quadros que se vão renovando".

"No próximo mandato mais justificado vai ser: as prioridades que temos na nossa política autárquica têm muito a ver com a vossa geração", considerou.

Em primeiro lugar, Costa referiu que está previsto, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o investimento nos próximos anos de 2.750 milhões de euros em habitação: "Habitação social, mas também habitação acessível para jovens e para a classe média", precisou.

"Por outro lado, o grande desafio que está colocado à humanidade hoje é enfrentar e vencer o desafio das alterações climáticas e por isso precisamos de um novo olhar, um olhar jovem sobre o futuro das nossas cidades, das nossas vilas, das nossas aldeias", afirmou, considerando que será essencial uma agenda de "mobilidade sustentável e de apoio ao transporte público".

Finalmente, António Costa recordou que, no próximo mandato, "as autarquias vão receber competências acrescidas em matéria de educação", outra área em que considerou fundamental o papel dos jovens.

Leia Também: Costa apela à participação dos jovens socialistas nas autárquicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório