Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 28º

Autarcas destacam o "defensor acérrimo" de Viseu

Homem de "convicções fortes" e "defensor acérrimo" de Viseu são características que autarcas da região de Viseu destacam em António Almeida Henriques, nas notas de pesar que escreveram nas páginas da internet das suas autarquias.

Autarcas destacam o "defensor acérrimo" de Viseu
Notícias ao Minuto

16:08 - 04/04/21 por Lusa

Política Almeida Henriques

"Homem de convicções fortes, defensor acérrimo de Viseu e da região, dedicou a sua vida à causa pública, ocupando diversas funções de grande responsabilidade, tanto ao nível do associativismo, como a nível político", destacou o presidente de Sátão.

Paulo Santos refere que "nas inúmeras funções que desempenhou, sempre demonstrou uma relação especial de proximidade e defesa do concelho de Sátão, salientando-se o papel principal na manutenção dos Serviços e na criação da nova ligação Sátão-Viseu".

"Em nome do executivo da Câmara Municipal e do Município de Mangualde, deixo uma palavra de homenagem ao Homem, ao Político à sua dedicação à causa pública e à defesa do nosso território", escreveu Elísio Oliveira.

O presidente de Vouzela, Rui Ladeira, evidencia o "Homem de convicções fortes, defensor acérrimo de Viseu e da região, dedicou a sua vida à causa pública, destacando-se no associativismo empresarial" e em cargos políticos, como a Câmara de Viseu "onde promoveu diversos investimentos de grande valia e projeção regional e nacional".

O presidente da União de Freguesias de Viseu, numa nota enviada à agência Lusa, refere que "Viseu ficou mais pobre", lamenta que "o maldito vírus" tenha tirado a vida de Almeida Henriques, "um homem bom, um visionário que sentia e respirava Viseu e a sua gente".

"Um homem de fortes convicções e de visão larga, os seus feitos ficarão para sempre presentes na nossa memória e inspirarão as gerações vindouras. Guardaremos para sempre as suas palavras amigas e encorajadoras. A obra perdurará nos tempos", disse Diamantino Santos.

O ex-deputado e ex-candidato à Câmara de Viseu pelo CDS-PP, no ano em que Almeida Henriques a conquistou pela primeira vez, em 2013, Hélder Amaral, lembra que "foram mais de 30 de uma relação intensa, muitas vezes em lados opostos - na Assembleia Municipal, na Assembleia da República e na vereação da Câmara Municipal de Viseu -, mas também do mesmo lado, como nos governos de coligação".

"Muito por mérito do António, senti sempre que estávamos do mesmo lado, porque a última palavra dele foi sempre de apaziguamento. São assim os grandes líderes e os bons amigos, pois a minha relação com o António foi muito além da política", escreveu, numa nota enviada à agência Lusa.

O presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, morreu hoje aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid-19.

Militante social-democrata desde a década de 1980, era ainda vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), presidente da secção de 'Smart Cities' (Cidades Inteligentes) da ANMP e presidente do Conselho-Geral da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL).

Foi deputado à Assembleia da República, nas IX, X e XI e XII Legislaturas e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD entre 2005 e 2007 e 2010 e 2011.

Participou também no Governo PSD/CDS-PP liderado por Passos Coelho e Paulo Portas como secretário de Estado-Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, entre 2011 e 2013.

O autarca social-democrata foi diagnosticado com covid-19 no início de março, altura em que foi internado no Hospital de São Teotónio, em Viseu.

A Câmara de Viseu decretou três dias de luto municipal a partir de hoje.

Leia Também: Almeida Henriques: Autarcas da região destacam homem de causas públicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório