Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Almeida Henriques: Autarcas da região destacam homem de causas públicas

Autarcas da região de Viseu manifestam "consternação" e "profunda tristeza", pela morte do presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, e destacam o "homem de causas públicas", nas páginas oficiais das Câmaras que lideram.

Almeida Henriques: Autarcas da região destacam homem de causas públicas
Notícias ao Minuto

16:07 - 04/04/21 por Lusa

Política Almeida Henriques

"O Município de Carregal do Sal recebeu consternado a triste notícia, referente ao falecimento prematuro de um homem de causas públicas e particularmente dedicado ao interesse público local, regional e nacional, como autarca, como deputado nacional e como membro do Governo", escreve o presidente da câmara local, Rogério Mota Abrantes.

Este autarca, que também preside a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, destaca a "obra feita e a sua marca pessoal [de António Almeida Henriques], em prol de investimentos que beneficiaram o concelho e a região, tendo mantido sempre uma participação ativa e institucional com os demais municípios, nomeadamente com os que lhe eram limítrofes".

"O Dr. Almeida Henriques foi um homem dedicado e de grandes causas, enquanto agente de serviço público ao longo de largas décadas. Destacamos a sua marca enquanto autarca na defesa intransigente da sua cidade e da nossa região", escreve o presidente da câmara de Castro Daire.

Paulo Almeida acrescenta que Almeida Henriques "deixa um legado que se perpetuará nesta e em futuras gerações", e defende que "são exemplos que devem ser seguidos como a melhor forma de honrar a sua memória".

O presidente da câmara de Nelas, José Borges da Silva, sublinha a "perda irreparável para Viseu, a Região e o Pais, território e comunidades que ele, enquanto advogado, profissional, dirigente empresarial, deputado, secretário de Estado e presidente de Câmara tanto defendeu e por quem tanto trabalhou".

"O legado de Almeida Henriques permanecerá sempre no distrito de Viseu e em todos os que com ele se cruzaram", escreve, por seu lado, o presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade.

O presidente de Oliveira de Frades, Paulo Ferreira, o de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, à semelhança dos anteriores autarcas, endereçam igualmente "sentidas condolências, pelo falecimento do Dr. Almeida Henriques, à família e aos viseenses" e "aos amigos de Viseu".

O presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, morreu hoje, aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid-19.

Militante social-democrata desde a década de 1980, era ainda vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), presidente da secção de 'Smart Cities' (Cidades Inteligentes) da ANMP e presidente do Conselho-Geral da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL).

Foi deputado à Assembleia da República, nas IX, X e XI e XII Legislaturas e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD entre 2005 e 2007 e 2010 e 2011.

Participou também no Governo PSD/CDS-PP, liderado por Passos Coelho e Paulo Portas, como secretário de Estado-Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, entre 2011 e 2013.

O autarca social-democrata foi diagnosticado com covid-19 no início de março, altura em que foi internado no Hospital de São Teotónio, em Viseu.

A Câmara de Viseu decretou três dias de luto municipal a partir de hoje.

Leia Também: Almeida Henriques: Primeiro-ministro elogia "defensor do poder local"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório