Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

'Fora da Lei'. Parlamento em BD da "Monarquia Constitucional ao séc. XXI"

Primeiro 'episódio' já está no ar. Conheça o projeto que vai ilustrar debates reais de várias épocas.

'Fora da Lei'. Parlamento em BD da "Monarquia Constitucional ao séc. XXI"
Notícias ao Minuto

19:19 - 24/02/21 por Notícias ao Minuto

Política Assembleia da República

A Assembleia da República (AR) apresentou o projeto da banda desenhada 'Fora da Lei', que "ilustra debates reais de várias épocas parlamentares desde a Monarquia Constitucional até ao século XXI". Os episódios, explica-se na página do Parlamento, são lançados periodicamente no site e nas redes sociais.

O primeiro debate será composto por seis episódios e "retrata o ambiente parlamentar no início da era do Cabralismo".

Trata-se da "sessão de 19 de agosto de 1842", onde Costa Cabral, Ministro do Reino, "apresentava uma proposta para a nomeação de uma Deputação para felicitar a Rainha D. Maria II pelo nascimento do seu filho, o Infante D. João".

"A ser votada sem discussão, a proposta serve de ocasião para os protestos dos Deputados José Estêvão de Magalhães, Mesquita Gavião e Almeida Garrett, que se queixam de não lhes ser dada a palavra", é ainda descrito. Pode ler aqui o debate completo.

No Instagram, a AR sublinha que "nestes 200 anos de Parlamento, muitos debates foram verdadeiros duelos. Duelos orais, alguns dos quais resultaram em duelos físicos!"

"E se alguns deles fossem retratados numa banda desenhada parlamentar? Foi isso que fizemos!" Fique, em baixo, com o primeiro episódio de 'Fora da Lei' - o próximo irá continuar a mostrar o desenrolar deste debate.

Leia Também: Chumbada audição na AR do presidente do Tribunal Constitucional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório