Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

"Todos os esforços são poucos para controlar a pandemia"

Após concluir este sábado as audições aos partidos, António Costa reiterou no Twitter que os números da pandemia "são preocupantes".

"Todos os esforços são poucos para controlar a pandemia"
Notícias ao Minuto

15:23 - 09/01/21 por Notícias Ao Minuto

Política Covid-19

"Concluímos, nesta manhã de sábado, a ronda de audições a todos os partidos políticos com assento parlamentar. Os números são preocupantes e todos os esforços são poucos para controlar a pandemia". Foi deste modo que António Costa reagiu, no Twitter, após ter terminado as reuniões com os partidos em que a necessidade de mais medidas restritivas para combater a Covid-19 esteve 'em cima da mesa'. 

Noutra mensagem, o primeiro ministro recordou que está marcada, para a próxima terça-feira, uma reunião com especialistas, após a qual deverão (mesmo) ser dadas novas indicações. "Temos de procurar o maior consenso possível para as medidas mais restritivas que temos mesmo de tomar, assentes em conhecimento científico, e por isso ouviremos também a posição dos especialistas em saúde pública e epidemiologistas", escreveu na mesma rede social.

Ontem, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, assumiu que Portugal deverá passar por um novo confinamento semelhante ao de abril/maio, com o encerramento de restaurantes e comércio não alimentar. Após uma reunião com os parceiros sociais, o governante assumiu que "parece ao Governo que a simples manutenção das medidas que estão, neste momento, em vigor não será suficiente para assegurar a travagem do ritmo de crescimento de novos casos".

De lembrar também que, já este sábado, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, reiterou, após as audições aos partidos, que o país entrará em novo confinamento: "Aquilo que podemos destacar destas audições é um grande consenso de que, face aos números que temos verificado, é de facto necessário tomar medidas adicionais", disse em conferência de imprensa. 

Também de sublinhar que a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje os dados mais recentes da situação epidemiológica em Portugal, e deu conta de 9.478 novos contágios (uma variação de 2,03% face a ontem) e mais 111 óbitos (representa uma variação de 1,46%) no espaço de 24 horas.

Estes dados mantêm-se em linha com os números dos últimos dias e comprovam a deterioração da situação epidemiológica em Portugal. Em termos globais, o país contabiliza 476.187 casos positivos e 7.701 vítimas mortais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório