Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

BE questiona Comissão Europeia sobre poluição no rio Vizela

O deputado europeu do Bloco de Esquerda, José Gusmão, questionou a Comissão Europeia (CE) sobre o que pretende fazer para instar o Governo português a garantir o cumprimento da Diretiva Quadro da Água para proteção do rio Vizela.

BE questiona Comissão Europeia sobre poluição no rio Vizela
Notícias ao Minuto

18:50 - 30/09/20 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

"Este rio tem estado sucessivamente sujeito a descargas poluentes, tornando-o num dos mais poluídos da Europa. Esta situação conflitua com o disposto na Diretiva Quadro da Água", lê-se na exposição que José Gusmão enviou à Comissão Europeia, divulgada à comunicação social.

A poluição do rio Vizela, que é o principal afluente do rio Ave, percorrendo vários concelhos (Fafe, Felgueiras, Vizela, Guimarães e Santo Tirso), tem estado no centro das críticas, sobretudo da Câmara de Vizela, que aponta a estação de tratamento de Serzedo, da empresa Águas do Norte, como a principal responsável pela situação que se arrasta há vários anos.

O deputado europeu recorda que, "não obstante as tentativas de fazer face à poluição no rio Vizela por parte das instituições portuguesas, a verdade é que as descargas se repetem, a poluição mantém-se há anos e as populações continuam a conviver com um curso de água poluído".

Para José Gusmão, "esta situação é inaceitável e tem que ser resolvida com urgência", sublinhando não ser "compreensível que um curso de água se mantenha com estes níveis de poluição".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório