Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Com este Governo, os jovens não serão aconselhados a emigrar"

A ministra do Trabalho e da Segurança Social respondeu, esta quinta-feira, no Parlamento a uma interpelação sobre a resposta do Estado Social à pandemia.

"Com este Governo, os jovens não serão aconselhados a emigrar"
Notícias ao Minuto

18:08 - 28/05/20 por Melissa Lopes

Política Ana Mendes Godinho

Ana Mendes Godinho disse, esta quinta-feira, na Assembleia da República que "com este Governo, os jovens não serão aconselhados a emigrar", numa alusão à crise anterior no tempo do governo de Pedro Passos Coelho. 

"Este é de facto o momento em que, pela segunda vez, os jovens estão a ser afetados por uma crise económica e social e que são, claramente, uma das partes mais atingidas no que toca à precariedade laboral", afirmou a ministra, defendendo que os jovens são uma das prioridades do Executivo nas políticas de apoio ao emprego.

"Quer das [políticas] que já existem, quer das que estamos a desenvolver no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social e no programa de retoma",  sublinhou.

A governante acrescentou que os jovens são um público "fundamental" nas questões demográficas, frisando que é objetivo do Governo "garantir condições para que os jovens, ao contrário de outros tempos, não sejam nunca aconselhados a emigrar".

Ana Mendes Godinho frisou ainda que os jovens são necessários para o modelo de desenvolvimento do país "que estamos a construir". 

Recorde-se que, em junho de 2015, o então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho negou ter incentivado os jovens a emigrar, considerando essa ideia "um mito urbano". "Há uns quantos mitos urbanos, um deles é que eu incentivei os jovens a emigrar. Eu desafio qualquer um a recordar alguma intervenção ou escrito que eu tenha tido nesse sentido", disse na ocasião, defendendo que o que dissera "foi que não podíamos estigmatizar aqueles que não tendo cá oportunidades, procuravam outras economias para poderem encontrar emprego". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório