Porto inicia "rastreio a toda a população idosa internada em lares"

O programa arrancou esta segunda-feira, anunciou o presidente da autarquia.

Rui Moreira

© Global Imagens

Mafalda Tello Silva
31/03/2020 09:21 ‧ 31/03/2020 por Mafalda Tello Silva

Política

Covid-19

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, anunciou que, esta segunda-feira, "os hospitais e centros de saúde" no município "iniciaram um programa de rastreio a toda a população idosa internada em lares e aos seus cuidadores e funcionários". 

Numa publicação divulgada nas redes sociais, o autarca ressalva que a iniciativa "é um programa inédito, diferente do que está a ser feito em qualquer outro local" porque cumpre, "muito além da recomendação da Organização Mundial de Saúde de 'testar, testar, testar'", trata "também de 'cuidar, cuidar, cuidar'".

Ainda segundo Rui Moreira, foram preparados "espaços confortáveis e seguros para acolher" o maior número de pessoas que "saiam dos lares" e que "não tenham condições para enfrentar esta tempestade ou onde haja infectados".

"No Porto estamos habituados a que tudo seja mais difícil. No fim, estamos habituados a ganhar", atira ainda o sucessor de Rui Rio. 

É de recordar que depois de ter sido anunciado o Plano Nacional de Rastreio à Covid-19 em lares de idosos, o autarca deixou várias críticas ao Governo por não incluir a Área Metropolitana do Porto na medida. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas