Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

BE pergunta por residências académicas que Governo prometeu para 2021

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre o atraso na construção de novas residências para estudantes em Bragança que o secretário de Estado da tutela, Sobrinho Teixeira, prometeu recentemente para 2021.

BE pergunta por residências académicas que Governo prometeu para 2021
Notícias ao Minuto

10:58 - 19/02/20 por Lusa

Política Bragança

O partido usou a figura da pergunta parlamentar para dirigir, na terça-feira, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior várias questões sobre o alojamento para estudantes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que o ministro Manuel Heitor tinha anunciado que as obras para disponibilizar as primeiras novas camas começariam no final de 2019.

O ministro esteve em Bragança no final de janeiro, acompanhado pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, responsável pela pasta e que esclareceu, nessa ocasião, que a perspetiva é agora de que as primeiras camas deverão estar disponíveis ainda durante o ano de 2021.

O Bloco de Esquerda recorda na exposição feita por escrito ao Governo que a previsão inicial era que "antes do final do ano de 2019 estariam em marcha as obras para a criação de uma residência para estudantes do IPB", prevendo-se "numa primeira fase, 80 camas e com um horizonte de 300 novas camas".

O presidente do IPB, Orlando Rodrigues, disse aquando da visita do ministro e secretário de Estado a Bragança, a 29 de janeiro, que a instituição já tinha feito o trabalho de identificação dos edifícios a reabilitar, mas que desconhecia quando as obras irão começar, como noticiou a Lusa.

O secretário de Estado, Sobrinho Teixeira, explicou que em relação a esta região está em curso o processo de estudos e licenciamentos e que prevê que as obras sejam iniciadas "antes do final deste ano letivo com um prazo de cerca de um ano e três meses e que se possa disponibilizar ainda em 2021 para os estudantes".

Em Bragança estão em causa três moradias do Ministério da Agricultura, uma antiga residência de estudante na zona da Estacada e uma projetada escola de hotelaria que ficou em esqueleto há 30 anos no edifício da Associação Empresarial (NERBA).

A criação de novas residências está também prevista para outras cidades onde o politécnico de Bragança tem oferta formativa, nomeadamente Macedo de Cavaleiros que terá obras numa antiga residência de estudantes e Mirandela e Chaves em edifícios desocupados do Ministério da Agricultura.

O Bloco de Esquerda quer agora saber se o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior confirma o plano de reabilitação de todos os referidos edifícios para atender ao problema da falta de habitação para os estudantes do IPB e qual o enquadramento dos vários projetos.

O partido pergunta ainda "qual o ponto de situação dos projetos de reabilitação e aumento da oferta de alojamento para estudantes" e para quando prevê o Ministério que comecem os trabalho de construção e que os edifícios estarão prontos para habitar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório