Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

BE questiona o Governo sobre conflitos laborais na empresa Sousacamp

O Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje o Governo sobre a situação dos trabalhadores da empresa Sousacamp, em Paredes, mostrando-se preocupado com os conflitos laborais denunciados pelos representantes dos trabalhadores.

BE questiona o Governo sobre conflitos laborais na empresa Sousacamp
Notícias ao Minuto

20:20 - 22/01/20 por Lusa

Política Sousacamp

"Os deputados eleitos pelo distrito do Porto, José Soeiro, Luís Monteiro e Maria Manuel Rola, querem saber se o Ministério do Trabalho e Segurança Social tem conhecimento dos conflitos laborais existentes e que medidas vai tomar para os resolver", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

O BE refere que está em causa "a imposição da administração" de propostas de rescisão [a cerca de 50 trabalhadores] que "têm sido apresentadas de forma autoritária e aos que mais reivindicam". Refere-se, ainda, que "as propostas de rescisão são, na maioria dos casos, menos do que aquilo a que teriam direito em caso de despedimento".

O Bloco de Esquerda assinala que, por outro lado, está marcada para o dia 30 de janeiro, em Vila Flor, uma assembleia de credores da empresa, com vista à aprovação do plano de insolvência, importando que "sejam tomadas medidas com vista a garantir que a empresa continua a laborar", para a manutenção dos postos de trabalho.

Para aquele partido, "o Governo tem acrescidas responsabilidades com vista a criar condições no sentido da aprovação de um plano de insolvência que não coloque em causa os postos de trabalho".

"Não é despiciendo que o Novo Banco [um dos principais credores] foi resgatado com dinheiros públicos, pelo que o perdão de dívida neste processo não pode ser feito à custa de despedimentos coletivos que põem em causa a laboração da empresa em pleno", assinala-se também no documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório