Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Parlamento discute projetos-lei sobre violência doméstica

O reconhecimento das crianças que testemunhem ou vivam em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para as pessoas obrigadas a abandonar o lar são temas em debate na quinta-feira no parlamento.

Parlamento discute projetos-lei sobre violência doméstica
Notícias ao Minuto

19:13 - 11/12/19 por Lusa

Política Assembleia da República

Em discussão no plenário da Assembleia da República vão estar projetos-lei do BE e do PAN destinados a reconhecer o estatuto das crianças que testemunham ou vivam em contexto de violência doméstica enquanto vítimas desse crime, bem como diplomas idênticos que torna obrigatória, nos casos de violência doméstica, a recolha de declarações para memória futura das vítimas.

Do lado de "Os Verdes" será levado a plenário um projeto-lei que prevê a criação de subsídio para vítimas de violência que são obrigadas a abandonar o lar.

Na exposição dos motivos, o BE salienta que a sua iniciativa parlamentar visa "enfrentar o tremendo desafio da recolha de prova que este crime encerra", alertando que é "urgente tentar contrariar a dificuldade da recolha de prova".

"Por esse motivo, é necessário valorizar as declarações que a vítima está disposta a prestar o mais cedo possível e garantir que estas poderão ser utilizadas numa futura audiência de julgamento", refere o diploma do Bloco.

O PAN justifica o seu projeto-lei para tornar obrigatória a tomada de declarações para memória futura a pedido da vítima ou do Ministério Público com o facto de se estar "perante um crime com gravosas e profundas repercussões nos planos pessoal, familiar, profissional e social das vítimas em causa, conjuntura que é merecedora das devidas e adequadas respostas".

O PAN lembra que, num parecer, a Procuradoria-Geral da República (PGR) demonstra a "importância que a recolha de declarações para memória futura representa para a descoberta da verdade dos factos".

"Por outro lado, importa acautelar a genuinidade do depoimento, em tempo útil, pois é do conhecimento comum que este tipo de crimes é de investigação por vezes complexa e demorada, sendo na maior parte dos casos os testemunhos das vítimas essenciais para a descoberta da verdade dos factos", adianta o PAN.

Quanto ao reconhecimento do estatuto de vítima às crianças que vivam em contexto de violência doméstica, o PAN nota que "o impacto que a violência doméstica tem nos filhos não é meramente circunstancial ou um mal menor", pois "sempre que um progenitor é sujeito a práticas de violência, há uma grande probabilidade de a criança também o ser", conforme indicam estudos efetuados.

O grupo parlamentar "Os Verdes" avança com um projeto-lei para a criação de subsídio para vítimas de violência doméstica obrigadas a abandonar o seu lar, sublinhando que os registos da PSP e GNR demonstram que o número de suspeitos ou identificados em crimes desta natureza é superior a 20 mil por ano.

"Só neste ano de 2019 já foram 28 as mulheres que morreram vítimas de violência doméstica", vinca o PEV, que pretende que o Estado assuma o pagamento de um subsídio de inclusão e autonomia, de modo a que "as vítimas possam ter meios para enfrentar custos adicionais que uma atitude determinada, de se libertarem de situações de violência, pode acarretar na vida de uma mulher"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório