Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2019
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 27º

Edição

"A falta de neutralidade" de Cavaco e as críticas "absurdas" a Soares

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, voltou ontem à noite à carga, condenando a postura que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, tem vindo a assumir. Por outro lado, o ex-governante socialista, que falava na antena da RTP1, defendeu o antigo chefe de Estado, Mário Soares, assinalando que as críticas de que vem sendo alvo são “absurdas e ridículas”.

"A falta de neutralidade" de Cavaco e as críticas "absurdas" a Soares

As diferenças que separam o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, e o Presidente da República, Cavaco Silva, são muitas e assumidas, pelo menos por parte do socialista. E Sócrates não perde uma oportunidade para apontar baterias a Cavaco, pelo que ontem à noite não foi excepção.

“O Presidente da República, até hoje, não ergueu a sua voz para defender a independência do Tribunal Constitucional e o respeito que lhe é devido”, observou o ex-líder do Executivo ‘rosa’, no espaço de opinião que protagoniza na RTP1. E concretizou: “Por isso, há uma dúvida generalizada quanto à capacidade e vontade do Presidente de defender a Constituição”.

Nesta senda, Sócrates invocou, uma vez mais, o que considera ser “a falta de neutralidade e de independência” de Cavaco Silva.

Já sobre o antigo chefe de Estado, Mário Soares, a quem muitos têm acusado de incitar à violência em virtude das duras palavras que dirige ao Executivo e ao Presidente da República, José Sócrates entende que as críticas de que é alvo são “absurdas e ridículas”.

Por outro lado, e embora desaprove a conduta das forças da autoridade, que invadiram, na passada quinta-feira, as escadarias da Assembleia da República, o socialista disse não perceber que razões levaram à demissão do director nacional da PSP, deixando as perguntas no ar: “O que queria o Governo? Uma carga policial?”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório