Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Portugueses que desejem estabilidade estão prestes a decidir"

A última sondagem dá a vitória ao Partido Socialista (PS) mas sem a desejada maioria absoluta.

"Portugueses que desejem estabilidade estão prestes a decidir"
Notícias ao Minuto

08:21 - 31/07/19 por Melissa Lopes

Política Sondagens

A mais recente sondagem, que faz um retrato das intenções de voto dos portugueses a dois meses das eleições, mostra que o PS ganharia as legislativas (35,5%), mas bem longe da maioria absoluta, e que os partidos da Direita sairiam castigados.

Filipe Neto Brandão comenta que “os portugueses que desejem estabilidade governativa estão prestes a decidir se vão, ou não, criar condições para que tal possa vir a suceder”.

Para o socialista, que não especifica abertamente que resultado permitiria a tal estabilidade governativa, “está tudo em aberto”.

De resto, o deputado sublinha as intenções de voto no PSD, 20,3%, que colocam o partido "à beira do pior resultado da sua história".

E no caso do CDS que, com 3,3% das intenções de voto, teria metade dos votos do PAN (7,9%), força política em ascensão. De acordo com a sondagem divulgada esta terça-feira, o Bloco de Esquerda reúne 14,7% das intenções de voto, assumindo-se como tercera força política, e a CDU 5,6%.

De referir que a sondagem anterior, divulgada na semana passada, apontava para a conquista da maioria absoluta por parte do PS (43,2%), enquanto o PSD conquistaria apenas 21,6%.

Assumindo-se como terceira força política, o Bloco de Esquerda (BE) alcançaria 9,2% dos votos, seguido pela CDU com 6,8%, CDS-PP com 6% e PAN com 3,6%.

Recorde-se que o Conselho Nacional do PSD aprovou esta madrugada com 80 votos a favor, 18 contra e dez abstenções as listas de candidatos deputados à Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório