Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da Câmara de Évora e PCP lamentam morte do vice-presidente

O presidente da Câmara de Évora, o comunista Carlos Pinto de Sá, e o PCP lamentaram hoje a morte do vice-presidente do município, João Rodrigues, e destacaram a sua "relevante" e "intensa" participação política, social e cívica.

Presidente da Câmara de Évora e PCP lamentam morte do vice-presidente
Notícias ao Minuto

12:46 - 27/07/19 por Lusa

Política Carlos Pinto de Sá

"João Rodrigues, eleito pela CDU, era membro do PCP e teve relevante atividade e participação política, social e cívica antes e depois da Revolução de Abril" e "desempenhou vários cargos no movimento associativo e autárquico a nível local, regional e nacional", refere o comunista Carlos Pinto de Sá, num comunicado enviado à agência Lusa.

Carlos Pinto de Sá refere que a Câmara de Évora comunica, "com profunda dor e pesar", a morte do seu vereador e vice-presidente João Rodrigues e expressa à família enlutada e ao PCP as "sentidas condolências".

Segundo o autarca, o município vai respeitar luto municipal por três dias, hoje, domingo e segunda-feira, durante os quais a bandeira do município vai estar a meia-haste e não se realizarão as iniciativas passíveis de suspensão e nas restantes será cumprido um minuto de silêncio "em honra da memória" de João Rodrigues.

Também num comunicado enviado hoje à Lusa, a concelhia de Évora do PCP, da qual João Rodrigues era membro do executivo, "manifesta profunda tristeza" pela morte do vice-presidente do município e "endereça à sua família o mais sentido pesar pela sua perda".

João Rodrigues "foi um homem profundamente ligado à sua freguesia, Torre de Coelheiros, e ao concelho de Évora, com uma intensa participação ativa na vida associativa, social e política", frisa a concelhia.

"Militante comunista, homem de convicções e com um património de intervenção em defesa dos interesses das populações e do poder local democrático emanado de Abril, João Rodrigues dedicou grande parte da sua vida e das suas capacidades na construção de uma vida melhor para o povo da sua terra" sublinha a concelhia do PCP.

João Rodrigues morreu na sexta-feira à noite, aos 62 anos, num hospital de Lisboa, onde estava internado há vários dias, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte do município.

Na Câmara de Évora, como vereador e vice-presidente, João Rodrigues tinha a seu cargo os pelouros das relações com as freguesias, serviços operacionais, obras municipais e fiscalização de obras, abastecimento de água e saneamento, entre outros.

João Rodrigues foi eleito pela primeira vez vereador do executivo da Câmara de Évora nas eleições autárquicas de 2013 e reeleito nas seguintes, em 2017, quando assumiu também o cargo de vice-presidente, tendo a CDU vencido ambas com maioria absoluta.

Técnico oficial de contas de profissão, João Rodrigues foi presidente da Junta Freguesia de Torre de Coelheiros, concelho de Évora, entre 1979 e 2013, também eleito pela CDU, coligação liderada pelo PCP, e vice-presidente da Mesa do Concelho Geral da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, entre 2010 e 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório