Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

PAN repete André Silva como cabeça de lista por Lisboa

O deputado único do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva, vai voltar a ser o cabeça de lista por Lisboa nas eleições legislativas de 06 de outubro, anunciou hoje o próprio.

PAN repete André Silva como cabeça de lista por Lisboa
Notícias ao Minuto

12:43 - 24/07/19 por Lusa

Política PAN

Numa conferência de imprensa que decorreu na sede do partido, em Lisboa, André Silva elencou os cabeças de lista a todos os 23 círculos eleitorais, e salientou que o objetivo passa por "reforçar a representação parlamentar" do partido, para formar um grupo parlamentar na Assembleia da República (para isso são necessários dois mandatos) "e fazer avançar as causas" que defendem.

Para tal, o porta-voz do PAN assumiu que os "distritos de Lisboa, Porto e Setúbal são aqueles que, à partida, podem garantir esse resultado".

"Mas o objetivo é, de facto, ter mais confiança das portuguesas e dos portugueses para continuar a fazer o nosso trabalho, independentemente do número de deputados que consigamos alcançar", advogou.

Como "número dois" em Lisboa, o PAN apresenta Inês Sousa Real, jurista, ex-provedora dos animais na capital e atual deputada à Assembleia Municipal de Lisboa.

A lista de candidatos que o PAN apresenta pela capital inclui também o assistente de design gráfico Pedro Silva (em quinto lugar), que, "se for eleito, será o primeiro deputado surdo na Assembleia da República", apontou André Silva.

Pelo Porto, a cabeça de lista será Bebiana Cunha, psicóloga e eleita municipal daquele concelho.

A lista pelo círculo eleitoral de Setúbal será encabeçada por Cristina Rodrigues, advogada e membro da Comissão Política Nacional, nome envolto em polémica no final do ano passado devido a uma alegada ligação grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA).

Na conferência de imprensa, André Silva destacou também que as listas do PAN são constituídas por "129 homens e por 164 mulheres, com idades entre os 20 e os 67 anos", e que estes candidatos, "das mais diversas áreas", são "capazes de responder aos desafios da próxima legislatura".

Em Aveiro, o cabeça de lista será Filipe Cayolla, em Beja Inês Campos, em Bragança Paul Summers, em Castelo Branco Rebeca Lopes, em Coimbra Sandra do Carmo, em Évora Luís Teixeira, em Faro Paulo Baptista, na Guarda Liliana Santos, em Leiria Rui Prudêncio, em Portalegre Jorge Alcobia, em Santarém Pedro Machado, em Viana do Castelo Ricardo Arieira, em José Castro, em Vila Real José Castro e em Viseu Carolina Almeida.

Por Braga, o PAN candidata Rafael Pinto, de 23 anos, que é o mais novo cabeça de lista do partido.

Pelas ilhas, Ana Mendonça será a primeira candidata pela Madeira e Pedro Neves pelos Açores, enquanto Gonçalo Galvão Gomes encabeça a lista pelo círculo da Europa e Catarina Ressurreição pelo círculo fora da Europa.

Num rápido balanço da legislatura que este ano termina, o único eleito desta força política na Assembleia da República apontou que "estes quatro anos demonstraram a importância do PAN no panorama politico português", uma "força política [que é agora] reconhecida" pelo trabalho desenvolvido.

Isto porque, na ótica de André Silva, este período "ficou marcado por avanços legislativos em áreas que, até então, foram menosprezadas ou mesmo esquecidas".

O porta-voz destacou ainda o facto de "o PAN ter conseguido provocar debate político e social sobre temas que não eram habituais" e de o ambiente, atualmente, ser "um campo político autónomo e que ganha força e centralidade social com os agentes políticos a introduzirem este tema nos seus programas e nas suas narrativas, o que é extremamente positivo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório