Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

"Só discutindo os grandes problemas" é que cidadãos se reveem na política

O PSD arrancou hoje a iniciativa "+Cidadão+Democracia", de contacto com cidadãos, com o líder parlamentar a defender que "não é só discutindo os grandes problemas do país que os cidadãos se reveem naquilo que é a política".

"Só discutindo os grandes problemas" é que cidadãos se reveem na política
Notícias ao Minuto

18:47 - 04/06/19 por Lusa

Política PSD

Esta iniciativa, anunciada no final de maio, pretende ser um espaço de contactos diretos do grupo parlamentar social-democrata com cidadãos e instituições na Assembleia da República, e conta com a presença do líder da bancada, Fernando Negrão.

Segundo o líder, "o grupo parlamentar do PSD tem recebido inúmeras cartas, e-mails" de cidadãos "que vêm expor os seus problemas e muitas vezes também as suas dúvidas sobre o funcionamento da administração pública, porque têm problemas".

Perante "esta avalanche" de contactos -- que, segundo o deputado, se debruçam sobre os mais variados temas, desde a saúde, aos transportes e aos atrasos no pagamento de reformas - os sociais-democratas decidiram que tinham "de dar uma satisfação a estes cidadãos que se socorrem do grupo parlamentar do PSD", e assim surgiu esta iniciativa.

"Nós temos que, de facto, dar a palavra ao cidadão. Nós temos de dar a palavra para percebermos aquilo que se passa na vida das pessoas e podermos dar a melhor resposta possível", vincou.

"Hoje começámos a fazer isso", assinalou Negrão, lembrando que o PSD recebeu hoje a Dignidade - Associação para os Direitos das Mulheres e Crianças, a Associação Projeto Criar, a Associação contra o Femicídio, e ainda um cidadão que foi acompanhado pela Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.

A iniciativa "+Cidadão+Democracia" vai estender-se "até ao fim da legislatura" e a ideia é "receber o cidadão", destacou Fernando Negrão, assinalando que isso é que diferencia estes encontros daqueles que o grupo parlamentar vai mantendo com associações e entidades e que consta da agenda parlamentar.

"Receberemos vários cidadãos semanalmente e, portanto, continuaremos a dar toda a força a esta iniciativa, porque achamos que não é só discutindo os grandes problemas do país que os cidadãos se reveem naquilo que é a política, naquilo que os políticos fazem", advogou o líder da bancada do PSD.

Para o parlamentar, ou os deputados estão "virados, de facto, para ouvir e resolver os problemas concretos da vida dos cidadãos", ou regista-se "este afastamento por parte das pessoas relativamente à política".

Falando aos jornalistas sobre no final das reuniões de hoje, que decorreram no edifício novo da Assembleia da República, o presidente do grupo parlamentar do PSD afirmou que a esclerose lateral amiotrófica é um "problema muito grave", que "diz respeito não só à pessoa que padece desta doença mas também a todos os familiares que têm que os apoiar".

O social-democrata assinalou que, nos cuidados continuados e paliativos, "as respostas são escassas" e "não são aquelas que devem ser dadas, principalmente no que respeita à formação dos profissionais".

Sobre a conversa com o cidadão e com a Sociedade Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, Fernando Negrão disse ter sido "profícua, muito interessante" e que permitiu recolher "muita informação", vincando que "de certeza" que o partido vai "continuar a insistir nesta questão da melhoria e de uma maior atenção por parte dos responsáveis políticos pela questão dos cuidados continuados".

Questionado sobre passos concretos a tomar, o responsável indicou que o PSD tem atualmente "um projeto de Lei sobre os cuidados paliativos e sobre os cuidados continuados" e que ficou combinado "com a associação, e com o próprio cidadão" que eles irão dar o seu contributo, para depois o partido decidir se o diploma "pode ser melhorado, ou não".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório