Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

PSD está de luto. "Partiu o Zeca, um homem bom da política"

"Uma pessoa com o coração do tamanho do mundo", "profissional competente, honesto e de enorme dedicação ao PSD". Estas são algumas das palavras dirigidas a Zeca Mendonça que morreu esta quinta-feira. Em todas as mensagens há um denominador comum: o histórico assessor tinha "qualidades excecionais".

PSD está de luto. "Partiu o Zeca, um homem bom da política"
Notícias ao Minuto

08:20 - 29/03/19 por Filipa Matias Pereira

Política Óbito

Zeca Mendonça morreu nesta quinta-feira, aos 70 anos. O histórico assessor do PSD perdeu a vida na sequência de doença prolongada. A notícia veio a público ao final da noite e desde logo espoletou reações dos diversos quadrantes políticos.

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa destacou as "excecionais qualidades de caráter, personalidade, devoção à causa coletiva e competência humana" do assessor do PSD.

Rui Rio enfatizou, por sua vez, "um profissional competente, honesto e de enorme dedicação ao PSD". Zeca Mendonça, nas palavras do líder partidário, destacava-se pela "simpatia e disponibilidade" que "a todos cativava". Na rede social Twitter, o líder social-democrata escreveu ainda: "Zeca faz parte da história do PPD/PSD e deixará, para sempre, uma enorme saudade em todos nós". 

Carlos Abreu Amorim recorreu à sua página oficial de Facebook para expressar os sentimentos pela perda do político. "Só convivi com ele durante seis anos. Ouvi algumas das suas histórias, tantas delas inesquecíveis. Admirei-o sempre, a firme elegância que punha em tudo o que fazia e a sabedoria de quem conhecia o PSD como ninguém", assumiu.

O social-democrata confessou ainda que disse a Zeca Mendonça para "para escrever as memórias. Ele apenas sorria em resposta. Hoje partiu o Zeca, um homem bom da política".

Já o centrista José Ribeiro e Castro destacou a "amizade e a estima" que tinha pelo histórico assessor do PSD. “Fazia parte da mobília, no melhor sentido da expressão. Que Deus o guarde e console a família e os amigos mais próximos", escreveu o antigo líder do CDS também nas redes sociais.

O antigo presidente do PSD Pedro Santana Lopes lamentou a "perda de um amigo e confidente" e recordou Zeca Mendonça como "a boa sombra" de todos os líderes sociais-democratas.

Durão Barroso lamentou a morte de Zeca Mendonça, considerando que o antigo assessor "faz parte da história" do partido. Na mensagem que escreveu no Twitter, o também ex-presidente da Comissão Europeia, que liderou o PSD entre 1999 e 2004, enviou os seus "mais sentidos pêsames" aos familiares e amigos mais próximos de Zeca Mendonça, que era atualmente assessor na Presidência da República. 

"Um homem bom" a quem o partido e "cada um dos seus líderes muito devem". Estas foram as palavras do ex-Presidente do República Aníbal Cavaco Silva, que lembrou Zeca Mendonça numa declaração escrita. 

O antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes lamentou a morte de "um grande amigo" e recordou o histórico assessor do partido Zeca Mendonça como "uma pessoa com o coração do tamanho do mundo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório