Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Isabel Moreira apela a programa político de combate ao racismo

A deputada socialista Isabel Moreira apelou hoje à integração do combate ao racismo no programa político nacional, defendendo a criação de projetos-piloto na área da discriminação racial, tal com existem nas áreas de género e deficiência.

Isabel Moreira apela a programa político de combate ao racismo
Notícias ao Minuto

18:41 - 13/03/19 por Lusa

Política Parlamento

"O racismo estrutural e institucional está na educação, no acesso ao emprego, está na saúde, está nos serviços públicos, está na habitação, está na justiça (...) e falar disso não é diabolizar a saúde ou a justiça", assinalou a deputada do PS, hoje em declaração políticas, no plenário da Assembleia da República, em Lisboa.

Para Isabel Moreira, "não há 'raças', mas há categorias de pessoas condenadas a serem identificadas com esse velho e ultrapassado conceito criado na expansão e colonialismo europeus".

"Falar sobre racismo estrutural significa perceber que estas pessoas são discriminadas em todas as estruturas sociais, políticas e jurídicas", realçou, acrescentando que "negar o racismo deve ficar para os racistas tão ativos nas redes sociais nos tempos recentes".

Enumerando dados sobre a população PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), que segundo Isabel Moreira ganha 104 euros menos do que a restante população, em termos de remuneração média mensal, e cuja taxa de desemprego é o dobro da população não PALOP, a deputada defendeu como necessário "assumir políticas positivas de emprego".

"Uma das dificuldades que temos é identificar uma pessoa negra como portuguesa", destacou, frisando que "o caminho certo é o de ser português quem nasce em Portugal".

Por isso, a deputada pede não só "projetos-piloto na área da discriminação racial", mas também a "figura do mediador sociocultural", tal como um diagnóstico da situação carcerária de pessoas não brancas e "uma política nesta matéria transversal a todas a áreas de governação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório