Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

CDS contra federalistas que querem Portugal como região e não uma "nação"

O cabeça de lista do CDS-PP às europeias defendeu hoje, em Braga, que a escolha nas eleições de maio é entre os europeístas, como os centristas, e os federalistas que querem transformar Portugal "numa região europeia".

CDS contra federalistas que querem Portugal como região e não uma "nação"
Notícias ao Minuto

19:32 - 28/01/19 por Lusa

Política Nuno Melo

O eurodeputado Nuno Melo foi um dos convidados das jornadas parlamentares do CDS-PP, que começaram hoje em Braga, onde falou sobre fundos de coesão, afirmando que a escolha nas eleições de 26 de maio é "entre dois modelos muito claros".

"Hoje já há menos federalistas e o CDS mantém-se como era, não federalista e europeísta", disse.

A escolha, descreveu, "é entre os que defendem uma Europa federal, uma espécie de Estados Unidos da Europa, com um Governo europeu, com ministros europeus, com ministros alemães e franceses a decidirem sobre o futuro de Portugal".

Nuno Melo sublinhou que Portugal é "uma nação com mais de nove séculos de História, uma nação soberana" que poderá ser "transformada numa região europeia, com impostos lançados desde Bruxelas sobre todos nós".

"É uma perspetiva legítima e há quem a defenda, no PS e no PSD", afirmou ainda.

O CDS-PP, acrescentou, acredita que a Europa "é um projeto de nações", com "respeito pelo princípio da subsidiariedade, que é a pedra de toque de todos os tratados, que basicamente diz que Bruxelas deve fazer onde os países façam melhor".

Em contraposição aos federalistas, os centristas não querem nem "governos europeus", nem "um Exército europeu", nem "impostos europeus".

Uma das exceções que Nuno Melo admitiu para a intervenção de Bruxelas é a Política Agrícola Comum (PAC) que "é, depois da paz, o melhor sucesso que o projeto europeu pode mostrar".

As jornadas parlamentares do CDS-PP começaram hoje em Braga, com a União Europeia e a segurança na agenda, e terminam na terça-feira, com um discurso da presidente do partido, Assunção Cristas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório