Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Coletes Amarelos: PCP nota que houve "promoção mediática artificial"

O PCP destacou hoje a escassa participação verificada nos protestos dos Coletes Amarelos que contrasta com "uma promoção mediática artificial", considerando que os portugueses rejeitam esta ação de "intenções obscuras".

Coletes Amarelos: PCP nota que houve "promoção mediática artificial"
Notícias ao Minuto

21:17 - 21/12/18 por Lusa

Política Manifestação

"O PCP considera que, independentemente dos promotores, da dissimulação de objetivos reacionários, de elementos demagogicamente invocados, se regista um enorme contraste entre uma promoção mediática artificial com uma dimensão raramente vista e a escassa participação verificada (apenas algumas centenas de pessoas no conjunto do país)", é referido num comunicado do PCP enviado à comunicação social ao final da tarde de hoje.

Para os comunistas, a escassa participação "traduz um claro distanciamento e rejeição pelos trabalhadores e pelo povo português desta ação e das suas intenções obscuras".

Para o partido, "foi a luta dos trabalhadores e do povo português que permitiu interromper o processo de agravamento da exploração, empobrecimento e afundamento do país e assegurar a defesa, reposição e conquista de direitos".

É uma "luta que prossegue", indica o PCP.

Os protestos dos "coletes amarelos" em Portugal foram convocados por vários grupos através das redes sociais, com inspiração nos movimentos contestatários em França.

Um dos grupos, Movimento Coletes Amarelos Portugal, num manifesto divulgado na quarta-feira, propõe uma redução de impostos na eletricidade, com incidência nas taxas de audiovisual e emissão de dióxido de carbono, uma diminuição do IVA e do IRC para as micro e pequenas empresas, bem como o fim do imposto sobre produtos petrolíferos e redução para metade do IVA sobre combustíveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório