Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PSD quer ouvir com urgência presidente da CP e diretor exonerado

O PSD quer ouvir com urgência na Assembleia da República o presidente da administração da CP, Carlos Gomes Nogueira, e o ex-diretor de material circulante da empresa "em nome da segurança dos portugueses".

PSD quer ouvir com urgência presidente da CP e diretor exonerado
Notícias ao Minuto

12:46 - 18/12/18 por Lusa

Política Parlamento

"O PSD e o país tomaram conhecimento que a administração da CP (Comboios de Portugal) decidiu prolongar em 300 mil quilómetros o período de vida útil dos rodados de alguns comboios e, em simultâneo, da exoneração do diretor de material circulante da empresa, em desacordo com esta solução", afirmou o vice-presidente da bancada do PSD Emídio Guerreiro, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Em causa está a notícia divulgada na segunda-feira pelo jornal Público, segundo a qual "o diretor de material circulante da CP, José Pontes Correia, foi exonerado no passado dia 6 de dezembro depois de se ter manifestado contra um ato de gestão da administração da empresa, que pode, em sua opinião, pôr em causa a segurança dos passageiros".

De acordo com o Público, a administração da CP - Comboios de Portugal "decidiu que a manutenção dos rodados das automotoras elétricas seria feita aos dois milhões de quilómetros em vez dos 1,7 milhões" e João Pontes Correia "alertou para os riscos de se adiar a manutenção de rodados e foi demitido".

Para o PSD, esta contradição "vem na linha do que tem caracterizado a empresa de serviço público de comboios, que vem acentuando a sua degradação".

"Entendemos que, em nome da segurança dos portugueses, dos utilizadores das infraestruturas de comboio, é muito urgente que o parlamento ouça aqui o diretor de material circulante exonerado e o presidente conselho de administração para esclarecer estas contradições e tranquilizar os portugueses que diariamente usam o comboio", afirmou Emídio Guerreiro, anunciado a entrega de um requerimento dos sociais-democratas nesse sentido dirigido à Comissão de Economia.

Na segunda-feira, o CDS-PP já tinha anunciado pedidos de audição parlamentares do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do ex-diretor de material circulante da CP sobre as condições dos comboios da empresa.

O PSD considera que, "neste momento, seria precipitado" ouvir já o Governo "porque interessa saber primeiro o que se anda a passar na empresa".

"Em função daquilo que resultar destas audições poderá colocar-se a possibilidade de chamarmos quem tem a responsabilidade política de tudo isto", afirmou.

O deputado do PSD lembrou que os próprios sindicatos da empresa já alertaram para situações de degradação e falta de manutenção, bem como o relatório de contas da CP relativo a 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório