Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

PCP quer calendário plurianual de formação e admissões para as polícias

O PCP propôs hoje que o Governo defina um calendário plurianual de formação e admissões para a PJ, PSP, GNR e SEF, tendo em conta as necessidades de cada força e serviço de segurança.

PCP quer calendário plurianual de formação e admissões para as polícias
Notícias ao Minuto

18:23 - 16/11/18 por Lusa

Política OE2019

Numa proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), o PCP considera que o Governo deve definir, no próximo ano, "um calendário plurianual de formação e admissão de profissionais para as forças e serviços de segurança e programar a sua formação faseada no tempo".

Segundo o Partido Comunista Português, este calendário deve ser feito tendo em conta "as necessidades operacionais de cada força e serviço e da renovação dos respetivos quadros".

O PCP justifica esta alteração com "os fortes e significativos cortes do número de operacionais disponíveis para as importantes missões que desempenham, com situações especialmente preocupantes" na Polícia Judiciária (PJ), PSP, GNR e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O partido considera que "o envelhecimento do quadro de pessoal, com as inaceitáveis limitações à passagem para a pré-aposentação e reserva, cria um problema que urge resolver".

O PCP defende "um claro reforço das vagas" a abrir para a admissão de profissionais e visa "uma programação da formação que sustente e crie estabilidade nas atuais escolas de formação das forças e serviços de segurança".

O prazo para a entrega das propostas de alteração ao OE2019 pelos partidos termina às 19:00 e a votação final global do documento será a 29 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório