Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Centro de Saúde de Nelas fechado por "falta de serviços administrativos"

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral questionou hoje o ministro da Saúde sobre o encerramento do Centro de Saúde de Nelas por "alegada falta de serviços administrativos" e por que razão "não foi acautelada a substituição temporária" para manter o serviço aberto.

Centro de Saúde de Nelas fechado por "falta de serviços administrativos"
Notícias ao Minuto

17:02 - 31/08/18 por Lusa

Política CDS

Hélder Amaral quer saber se o ministro "tem conhecimento e se confirma o encerramento do Centro de Saúde de Nelas por falta de pessoal administrativo e por que motivo não foi atempadamente acautelada a substituição temporária, por forma a manter o Centro de Saúde aberto e proporcionar aos utentes o acesso aos cuidados de proximidade de que necessitam".

O deputado eleito pelo círculo eleitoral de Viseu questionou também sobre que medidas vai o Governo tomar para que o Centro de Saúde, que serve cerca de 14 mil habitantes, volte a funcionar normalmente, "uma vez que os utentes se depararam com a unidade encerrada na manhã de quinta-feira".

Na porta do edifício, informa o comunicado do CDS-PP, "constava apenas um aviso indicando o encerramento devido à ausência de serviços administrativos, sem mais informação sobre se tal encerramento seria temporário ou a prolongar por mais dias".

O documento refere que os utentes que tinham consultas marcadas não foram avisados atempadamente e deslocaram-se à unidade de saúde em vão e os que precisavam de cuidados médicos urgentes tiveram de se deslocar a outras unidades.

No entender do deputado, este encerramento "é um manifesto caso de má gestão e organização de recursos humanos, que condicionam esta população no acesso aos cuidados de saúde primários".

"Este tipo de gestão de uma unidade de saúde do interior, já de si carenciado a vários níveis, é incompreensível, impossibilitando que a população tenha acesso aos cuidados de proximidade de que necessita", refere.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório