Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Maratona de votações no parlamento termina ao fim de duas horas e meia

A habitual 'maratona' de votações na Assembleia da República antes das férias estendeu-se hoje por cerca de duas horas e meia, em que não faltaram alguns momentos bem-humorados.

Maratona de votações no parlamento termina ao fim de duas horas e meia
Notícias ao Minuto

20:41 - 18/07/18 por Lusa

Política Assembleia da República

O processo de votações começou às 17:40 e terminou pouco depois das 20:00.

Na primeira hora, em que os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente da Assembleia da República indicado pelo PS Jorge Lacão, apenas se avançou até à página 18 de um guião com 89 folhas.

Com a chegada do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que só entrou a meio da sessão por ter assistido, no Porto, ao funeral do antigo coordenador do BE João Semedo, o processo ganhou outro ritmo e também alguns comentários laterais.

"Faz lembrar o PIDDAC (Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) dos maus velhos tempos", afirmou Ferro Rodrigues, durante a votação de inúmeros projetos de resolução de vários partidos relativos à requalificação de escolas.

O presidente da Assembleia admoestou várias vezes os deputados para permanecerem sentados durante as votações, mas numa das ocasiões teve de reconhecer o lapso: "Senhora deputada que está de pé... ah, não é deputada", disse, provocando alguns risos.

Também em tom bem-humorado, o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, chamou a atenção por o parlamento se preparar para votar um texto de substituição que incluía um diploma do BE já chumbado, recorrendo à sabedoria popular, mais habitual no secretário-geral comunista: "Se comem chibo, não comem bode".

A rejeição dos pedidos do PCP para discutir em plenário artigos relativos à descentralização e lei das finanças locais permitiram que Ferro Rodrigues fosse anunciando as páginas 'anuladas', quase 30 no total.

No final, declarações de voto orais das várias bancadas, centradas, sobretudo, nestes dois processos legislativos, prolongaram o plenário por mais 15 minutos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório