Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

O "egoísmo político do PCP está à beira de destruir" a Geringonça

Enquanto os partidos da coligação governamental trocam galhardetes surdos, a oposição ao Governo aproveita para afiar as armas, garante Alfredo Barroso.

O "egoísmo político do PCP está à beira de destruir" a Geringonça
Notícias ao Minuto

10:00 - 04/07/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Alfredo Barroso

Na senda de uma entrevista dada por Jerónimo de Sousa, na qual o líder do PCP diz que “termina o mito de que era possível fazer a quadratura do círculo”, isto é, “corresponder à reposição de direitos e aceitar a submissão aos ditames da União Europeia e do Euro”, Alfredo Barroso faz uma análise daquela que é, na sua opinião, a estratégia do PCP para recuperar os votos 'roubados' pelos bloquistas.

“Mas só agora é que Jerónimo de Sousa terá percebido que este Governo do PS nunca iria abandonar o Euro ou a União Europeia?”, questiona o antigo secretário de Estado, para de seguida colocar nova pergunta no ar: “Tratar-se-á de um caso de compreensão lenta?”.

Para aquele que foi um dos membros fundadores do Partido Socialista “talvez não” se trate de um caso de compreensão lenta, mas sim de uma conclusão a que o secretário-geral do PCP só agora chegou.

“Talvez Jerónimo de Sousa tenha chegado à conclusão de que é preciso voltar a pôr no poder um Governo de direita, ou outro do Bloco Central (o que é o mesmo), para o PCP reconquistar votos e alargar o seu eleitorado, tentando ultrapassar as recentes votações no Bloco de Esquerda”, escreve na sua página de Facebook.

Face à situação atual, Alfredo Barroso considera que “é claro” que tanto o PCP como o Bloco “sabem” que as “chamadas reivindicações impossíveis” que fazem ao Governo são “inaceitáveis”, tal como “é claro que partidos e sindicatos da direita aproveitam esta onda de greves e reivindicações para malharem forte e feio num Governo que odeiam e querem derrubar”.

E mais. O antigo secretário de Estado diz mesmo que, pese embora os partidos à Esquerda critiquem o primeiro-ministro por estar “encantado” com a possibilidade de uma viragem à Direita, são o “PCP e o Bloco que estão a ‘empurrar’ o PS e António Costa para os braços de Rui Rui”.

“Lamento que o ‘egoísmo político’ do PCP esteja à beira de causar a destruição desta solução de Governo, obcecado como está por recuperar eleitorado que lhe permita ultrapassar as votações no Bloco de Esquerda”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório