Meteorologia

  • 26 JUNHO 2022
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Proteção Civil, GNR e INEM participam em simulacro de sismo na Argélia

A Autoridade Nacional de Proteção Civil, a GNR e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) participam a partir de hoje num exercício internacional de proteção civil, na Argélia, tendo como cenário um sismo de magnitude 7,0.

Proteção Civil, GNR e INEM participam em simulacro de sismo na Argélia

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) adianta que as equipas e peritos participantes vão testar procedimentos de emergência para responder a um sismo que geraria o colapso de mais de 22 mil edifícios, cerca de 14 mil mortos, 733 mil desalojados e diversos danos secundários.

O cenário inclui também a "ocorrência" de libertação de agentes NRBQ (nuclear, radiológico, biológico e químico) e a rotura de uma barragem.

O convite para participar neste exercício Livex (em contexto real) - designado "Al Seimeex" e que vai decorrer a partir de hoje e até quarta-feira - foi feito pela Proteção Civil de França, no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

No exercício participam equipas e peritos de Portugal, Espanha, França, Itália, Polónia, Tunísia e Argélia e vai decorrer em Bouira, a sul de Argel.

A Força Operacional Conjunta Nacional (FOCON), coordenada pela ANPC, integra três elementos desta Autoridade, 10 elementos do Grupo de Intervenção em Proteção e Socorro (GIPS/GNR), 12 elementos do INEM e está apoiada num total de sete veículos operacionais.

"Esta força apresenta valências na área da coordenação geral de emergências, do pré-hospitalar e da deteção e amostragem NRBQ", é referido na nota.

A ANPC mobilizou ainda dois elementos da sua estrutura para acompanhar o exercício de decisão que precede a componente LIVEX e um terceiro elemento que integrará a Equipa de Coordenação do Mecanismo Europeu.

O exercício, e em concreto a intervenção da Força Portuguesa, poderá ser acompanhada através das páginas do Facebook da ANPC, da GNR e do INEM.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório