Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Número de casos de Sarampo continua a aumentar. Há mais sete infetados

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa, esta quinta-feira, que foram confirmados mais sete casos.

Número de casos de Sarampo continua a aumentar. Há mais sete infetados
Notícias ao Minuto

12:48 - 05/04/18 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País DGS

O número de pessoas infetadas com Sarampo continua a aumentar. Hoje, de acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), há mais sete novos casos confirmados.

Mas ainda assim, há boas notícias porque dos "97 casos confirmados, 90 já estão curados".

A DGS explica ainda que 214 casos, depois de analisados laboratorialmente, foram declinados. Até ao momento há ainda 20 casos em investigação, assegura a mesma fonte.

Continua ainda a investigação epidemiológica do surto de Sarampo que afetou o Norte e Centro do país. 

Segundo a DGS, o vírus é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.

Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Este organismo do Ministério da Saúde indica que "os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal".

A DGS recomenda que cada pessoa verifique o boletim de vacinas e, se necessário, que se vacine e aos seus dependentes. Além disso, avisa que quem esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas, pode ligar para o SNS 24 (808242424) e que se se tiver sintomas de sarampo se deve evitar contacto com outras pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório