Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Missão 1 Quilo de Ajuda'. Atenção, escolas: Candidaturas estão abertas

As candidaturas já estão abertas e prolongam-se até 2 de fevereiro de 2018. Se pretende contribuir para travar a situação de carência alimentar pode também ligar o 760 45 00 60. Por cada chamada está a doar um quilo de fruta.

'Missão 1 Quilo de Ajuda'. Atenção, escolas: Candidaturas estão abertas
Notícias ao Minuto

07:00 - 26/11/17 por Filipa Matias Pereira

País Obesidade

Ainda falta sensivelmente um mês para o Natal, mas, para as crianças que mais precisam, esta época chegou mais cedo. A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) anunciou a abertura das candidaturas para o fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’ - um projeto que visa oferecer, semanalmente, cabazes de fruta fresca aos alunos mais carenciados das escolas portuguesas. As candidaturas já estão abertas e prolongam-se até 2 de fevereiro de 2018.

No comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, pode ler-se que esta candidatura se destina ao reforço alimentar dos alunos de todas as salas de jardim de infância e turmas de 1.º ciclo do ensino básico de estabelecimentos públicos e privados, de qualquer distrito ou região do país, incluindo Madeira e Açores, através do endereço www.heroisdafruta.com.

Em Portugal, 65% das crianças com idades entre os dois e os 10 anos não ingere fruta diariamente na quantidade recomendada. Esta é a conclusão dos estudos mais recentes realizados em território nacional.

De facto, o baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais e repercute-se de forma negativa na saúde, nomeadamente diminuindo os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo.

O presidente e fundador da APCOI, Mário Silva, refere, na mesma nota de imprensa, que “nos dois anos letivos anteriores, através do fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’ foram apoiadas 430 crianças com a oferta de cabazes de fruta todas as semanas”. De salientar que a fruta oferecida é fresca, da época e adquirida localmente.

De acordo com os dados divulgados pela APCOI, nos últimos anos “tivemos mais de 3.300 alunos candidatos, mas para fazermos chegar a fruta a todas as crianças que precisam é necessária a ajuda de todos os portugueses”, acrescenta Mário Silva.

Por isso, quem quiser ajudar pode fazê-lo apenas através de uma simples chamada telefónica. Se pretende contribuir para travar esta situação de carência alimentar pode ligar o 760 45 00 60, já que o custo da chamada é de 0,60 euros (+ IVA) e reverte como donativo para o fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’. Por cada chamada está a doar um quilo de fruta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório