Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Incêndios: Proteção Civil vai ser alvo de auditoria

A Inspeção Geral da Administração Interna vai realizar auditoria à Proteção Civil para "apurar eventuais responsabilidades". O pedido partiu do Ministério da Administração Interna.

Incêndios: Proteção Civil vai ser alvo de auditoria
Notícias ao Minuto

18:01 - 31/10/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País ANPC

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai ser alvo de uma auditoria por parte da Inspeção Geral da Administração Interna, que terá sido pedida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Segundo a RTP, a auditoria pretende "apurar eventuais responsabilidades" em relação aos incêndios que devastaram o país em outubro.  

"O ministro da Administração Interna determinou à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) a realização de uma auditoria à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), na sequência dos incêndios iniciados entre os dias 14 e 16 de outubro de 2017, para apuramento de eventuais responsabilidades", lê-se no comunicado enviado pelo Ministério da Administração Interna. .

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15 de outubro, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 45 mortos maioritariamente nos distritos de Coimbra, Viseu e Guarda e cerca de 70 feridos, continuando desparecidas duas pessoas.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Os últimos dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indicam que os incêndios que deflagram a 15 de outubro consumiram 190.090 hectares de floresta, quase metade (45%) da área ardida deste ano, contabilizada em 418.087 hectares, o segundo pior ano depois de 2003.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório