Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mais de 80 operacionais e seis meios aéreos combatem fogo em Viseu

Mais de oitenta operacionais apoiados por seis meios aéreos e 18 viaturas combatem hoje um incêndio florestal em Oliveira de Frades, distrito de Viseu, segundo a Proteção Civil.

Mais de 80 operacionais e seis meios aéreos combatem fogo em Viseu
Notícias ao Minuto

14:56 - 28/10/17 por Lusa

País Incêndios

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o incêndio deflagrou às 12:46 numa área de povoamento florestal, na localidade de Arcozelo das Maias, concelho de Oliveira de Frades, e pelas 14:40, as chamas estavam a ser combatidas por 83 operacionais apoiados por seis meios aéreos e 18 viaturas.

A esta hora, além deste incêndio, a Proteção Civil regista um segundo fogo ativo no país, no concelho de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, na freguesia de Raiva, Pedorido e Paraíso. Este fogo, que deflagrou às 14:21, numa zona de povoamento florestal, está a ser combatido por 16 operacionais apoiados por duas viaturas e um meio aéreo.

A página da Proteção Civil indica ainda que 11 outros fogos estão "em conclusão".

O Governo ordenou o reforço do dispositivo especial de combate a incêndios florestais até terça-feira, com mais 17 meios aéreos e aumento da mobilização de operacionais, de viaturas e de patrulhamentos pelas Forças Armadas e PSP.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que, até ao final deste mês, se verifica um "índice de risco de incêndio florestal".

Na sequência do aviso do IPMA, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para o risco de incêndio rural, avançando que, caso venham a ocorrer fogos, podem evoluir com "grande rapidez de propagação e enorme dimensão".

A Proteção Civil acrescentou que o IPMA prevê tempo seco, com índices muitos baixos de humidade relativa e vento forte.

A ANPC destacou que o risco de incêndio "exige um cuidado redobrado", nomeadamente a adequação dos comportamentos ao uso do fogo no espaço rural de modo a que se "evitem ignições suscetíveis de originar incêndios rurais grandes e facilmente propagáveis".

A Proteção Civil reiterou que é proibido fazer uso do fogo junto a espaços florestais, não sendo permitido realizar queimadas ou fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão, queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração e lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.

Até ao fim do mês de outubro é ainda proibido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais ou vias circundantes e proceder à fumigação ou desinfestação de apiários com equipamentos sem dispositivos de retenção de faúlhas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório