Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2018
Tempo
MIN 6º MÁX 7º

Edição

Academia do Bacalhau de Paris fará concerto solidário pelas vítimas

A Academia do Bacalhau de Paris (ABP) vai fazer um concerto de solidariedade pelas vítimas dos incêndios da região centro de Portugal, no dia 07 de julho, no Santuário Nossa Senhora de Fátima em Paris.

Academia do Bacalhau de Paris fará concerto solidário pelas vítimas
Notícias ao Minuto

17:24 - 27/06/17 por Lusa

País Incêndios

A violinista polaca Natalia Juskiewics, que vive em Portugal, vai levar ao santuário, às 21:00, o projeto 'Um violino no fado', no qual toca clássicos do fado e que resultou num disco lançado em 2011.

"Achámos que seria importante ter um artista algo diferente, não de música 'pop', mas uma coisa que nos deixasse um pouco a pensar, a refletir. Pensámos no Santuário Nossa Senhora de Fátima em Paris porque era um sítio adequado a essa música e a esse momento", disse à Lusa Fernando Lopes, presidente da ABP.

A entrada é grátis e as pessoas vão poder "dar o que podem ou desejem", sendo as ajudas reunidas na conta da academia "ABP - Solidarité Incendie Leiria", que está atualmente a recolher donativos.

"Como portugueses, e muitos de nós oriundos daquela região, quisemos ajudar na reconstrução da vida dessas pessoas. A Academia do Bacalhau tem três pilares que são a portugalidade, a amizade e a solidariedade e cabe ajudar quando é necessário e isso significa ajudar já", acrescentou Fernando Lopes.

A totalidade do dinheiro angariado pela Academia do Bacalhau de Paris irá juntar-se à soma reunida pelos membros da "Associação Solidariedade às Vítimas do Incêndio de Leiria", criada pouco depois dos incêndios que causaram 64 mortos e mais de 200 feridos, e que tem como fundadores a ABP, Rádio Alfa, associações "À La Découverte du Portugal" e "Les Copains d'Hugo" e empresários portugueses em França.

No final, será entregue um cheque, para a reconstrução das casas, à Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, da qual fazem parte os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

"A ideia é nós podermos ver a reconstrução das casas, o avançar da obra, o pagamento que será realizado, para saber se o que a gente deu foi utilizado para esse fim. O que nos interessa é reconstruir muito rapidamente um telhado para as pessoas poderem ter uma casa", continuou o presidente da ABP.

A associação de atividades filantrópicas já deu ao Presidente da Câmara de Leiria, Raúl Castro, 32 caixas de roupa para serem distribuídas às vítimas dos incêndios do concelho, no âmbito da operação "A Roupa Sem Fronteiras".

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima-Maria Medianeira também abriu uma conta para o efeito e os donativos vão ser revertidos à Cáritas Nacional Portuguesa.

Em França, a comunidade portuguesa em França está a organizar várias ações de solidariedade para ajudar as vítimas dos incêndios na região centro de Portugal, estando a decorrer uma recolha de fundos nas câmaras municipais de Saint-Maur-des-Fossés (geminada com Leiria), Créteil, Nogent-sur-Marne e Villiers-sur-Marne, nos arredores de Paris.

A Santa Casa da Misericórdia de Paris também abriu uma conta solidária para receber donativos, até 31 de julho, que serão entregues à União das Misericórdias Portuguesas, as quais, estando "em contacto com as Misericórdias locais saberão como apoiar, da melhor maneira, as famílias vítimas do incêndio", de acordo com comunicado enviado à Lusa.

A Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF) também "dá o seu apoio às ações coletivas que poderão ser organizadas no seio da comunidade", de acordo com o comunicado enviado à Lusa, e "aconselha todos os que quiserem ajudar a fazer donativos diretamente para a conta da Caixa Geral de Depósitos Unis pour Pedrogão Grande/Unidos por Pedrógão Grande".

A Caixa Geral de Depósitos e a Banque BCP, em França, abriram contas para recolher donativos para as vítimas dos incêndios.

A associação de jovens lusodescendentes Cap Magellan vai organizar, também, a 05 de agosto, uma ação de solidariedade no encontro de jovens "Portugueses de Lá, Portugueses de Cá", em Leiria, à margem da festa Leiria Dance Floor.

A organização do Leiria Dance Floor, que vai decorrer a 04 e 05 de agosto, anunciou na sua página na rede social Facebook que "por cada bilhete vendido", vai doar um euro às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.