Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Lesados: Entregue a Costa petição que protege trabalhadores do Novo Banco

Sindicato dos Quadros e Técnicos Bancários tenta proteger trabalhadores do Novo Banco que participaram na venda de produtos, que possam ter levado a perdas financeiras.

Lesados: Entregue a Costa petição que protege trabalhadores do Novo Banco
Notícias ao Minuto

19:33 - 31/05/17 por Goreti Pera

País BES

Foi entregue esta quarta-feira ao primeiro-ministro uma petição lançada pelo Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) que visa proteger os trabalhadores do Novo Banco no que aos lesados do BES diz respeito.

A petição que chegou às 10 mil assinaturas apela à proteção dos trabalhadores do ex-BES (atual Novo Banco) que participaram na venda de produtos que possam ter levado a perdas financeiras e que se encontram excluídos do acordo negociado entre o Governo, Banco de Portugal, CMVM e o grupo de cidadãos lesados do BES.

Numa nota enviadas às redações, o sindicato esclarece que a petição foi entregue esta quarta-feira a António Costa e que foi pedida uma audiência. “Têm vindo a ser intentados processos judiciais contra os trabalhadores de Novo Banco em todo o país, quer de natureza criminal, quer de natureza civil. Não podemos aceitar que o acordo não garanta imunidade aos trabalhadores que se limitaram a cumprir as suas funções”, justifica o presidente do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários.

Além desta petição, também interpelámos o Fundo de Resolução, o Novo Banco e o Banco de Portugal, alertando para a diferença de tratamento a que estão sujeitos os trabalhadores do Novo Banco”, acrescenta Paulo Marcos.

O SNQTB alerta ainda que “o risco da atual situação dos trabalhadores do Novo Banco poder vir também a aplicar-se a trabalhadores de outros bancos, uma vez que quase todas as instituições financeiras a operar em Portugal comercializaram papel comercial do BES”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório