Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Nesta escola, os alunos aprendem com iPads e Minecraft e andam descalços

Ensinar com Minecraft? Aprender na 4.ª classe a trabalhar com iPads? Ter tardes livres para pensar? Estes são alguns dos métodos de ensino que o PaRK International School utiliza na preparação dos seus atuais 990 alunos para o “mundo”.

Nesta escola, os alunos aprendem com iPads e Minecraft e andam descalços
Notícias ao Minuto

08:23 - 01/06/17 por Patrícia Martins Carvalho com Miguel Patinha Dias

País Dia da Criança

O melhor da escola são os projetos”. Foi desta forma que fomos recebidos pelos alunos do PaRK International School, no Restelo, em Lisboa, o primeiro e único colégio em Portugal que leciona com conteúdos oficiais publicados no iTunes.

As salas de aula deste colégio são em tudo diferentes das tradicionais. Os alunos sentam-se em ilhas e trabalham em conjunto. Em algumas disciplinas, sim, estão sentados em fila virados para a professora. As paredes das salas e dos corredores estão repletas de trabalhos manuais que os alunos fizeram e os temas são variados.

Mas as aulas não são apenas dentro das salas. Quando visitámos esta escola, alguns alunos estavam no recreio, não a brincar, mas sim a aprender  – é uma forma de aproveitar o bom tempo e motivar os alunos. Os iPads e os computadores portáteis não ficam fechados dentro da sala. Acompanham os alunos que mexem felizes nos gadgets mostrando uns aos outros o que descobriram ao navegarem nas aplicações que são permitidas pelos professores.

“É muito divertido aprender assim”, diz uma menina enquanto segura uma cartolina com recortes sobre as Festas de Lisboa.

Notícias ao Minuto 

Mariana tem 11 anos (quase 12) e frequenta o 6.º ano. Diz que gosta de “tudo” na escola, especialmente o facto de, em comparação com as amigas que frequentam o ensino público, os professores terem “mais tempo” para “dedicar” ao esclarecimento de dúvidas. O facto de não haver trabalhos de casa todos os dias também é um ponto a favor, garante.

Já Frederico, também de 11 anos, realça o método de ensino com os iPads. “É mais fácil fazer projetos e apresentações com o iPad do que com o computador. E é mais prático porque os professores conseguem ver e controlar aquilo que estamos a fazer no iPad”, explicou.

Notícias ao Minuto

Nesta escola, os alunos “aprendem tudo através de projetos, sendo que as salas estão agrupadas por ilhas”, tal como explicou Catarina Beck, diretora de Marketing e Comunicação do colégio.

A ideia nasceu quando a diretora do colégio, Bárbara Beck de Lancastre, fez um MBA numa universidade norte-americana. A sua ideia era a de inserir creches dentro das empresas para os filhos dos trabalhadores. A primeira creche a ser inaugurada foi no TagusPaRK, em Oeiras. Depois surgiu uma segunda na Assembleia da República, mas Bárbara logo percebeu que aquele não era o caminho.

Foi assim que nasceu o polo de Belém que, além de creche, era também jardim-de-infância aberto ao público. Quando chegou a hora de as crianças saírem para iniciarem o primeiro ano letivo, os pais “pediram” que o colégio alargasse horizontes. Depois do primeiro ciclo surgiu o segundo, e no terceiro próximo ano será inaugurado um novo polo em Alfragide que albergará os colégios de Belém, Restelo e Alfragide num só espaço que incluirá também o Ensino Secundário.

Quanto às novas instalações, a diretora garante que serão o mais simples possível. “Não vai ser uma escola em que se entre e se fique a achar que é uma nave espacial, porque isso não é o mundo real. Estes miúdos que estudam em escolas internacionais já vivem numa bolha, a escola não pode ser também uma bolha”, explicou Bárbara.

O que tem afinal o colégio de especial?

Tal como já referimos, os alunos são habituados desde cedo a trabalhar em projetos e em grupo, sendo que têm também de apresentar os resultados das suas investigações perante os colegas. Catarina Beck explicou que existem três conceitos que diferem o PaRK International School das outras instituições de ensino, mesmo as privadas.

“Temos o ‘My Time’. Neste projeto os alunos têm uma tarde livre por semana para se dedicarem a uma área que gostem – desporto, artes, cozinha biológica, entre outros. Depois temos o ‘Big Idea’. Mais uma vez, numa manhã ou tarde por semana, é dada aos alunos do 5º, 6º e 7º ano uma questão que eles têm de desenvolver por eles próprios, tendo sempre à sua disposição os professores. Por fim, temos o ‘Fellowship’ que é um projeto comunitário. Os miúdos, a partir do 5º ano, têm de ajudar dentro do colégio, na comunidade e a nível mundial. Neste último caso, todos os anos escolhemos uma causa e este ano vamos apoiar, com material escolar, a ‘Girl Raising’, uma organização que garante que as meninas de todo o mundo frequentem a escola”, enumerou a responsável.

No fundo, explica Catarina, a escola é “inovadora, não só por causa da tecnologia, mas também pela maneira como a teoria é colocada em prática”.

A teoria, essa é dada em inglês desde muito cedo. Dos três anos até ao 6º ano de escolaridade, os conteúdos são bilingues. As disciplinas de Português, Matemática e Estudo do Meio são dadas em português, mas tudo o resto, como Música, Educação Física, entre outras, são lecionadas em inglês.

“A partir do 5º ano há mais tempo em inglês e, a partir do 7º ano somos completamente internacionais e largamos o currículo do Ministério da Educação e aplicamos o do Cambridge. Ou seja, só lecionamos em português a disciplina de Língua Portuguesa”, explicou Catarina.

Ensinar com os iPads

O PaRK International School é o primeiro colégio em Portugal que tem conteúdos oficiais publicados no iTunes U que, no entender de Bárbara Beck de Lancastre, é uma “ferramenta que não tem limites, pois é dinâmica”.

A diretora do colégio entrega à escola a “responsabilidade de formar os miúdos para a vida” e “dar-lhes competências que os faça pensar, saber tomar decisões e serem autónomos”.

Notícias ao Minuto

“Não faz sentido hoje em dia as escolas não terem tecnologia”, atira Bárbara Beck de Lancastre, acrescentando que é preciso ensinar aos “miúdos” temas como a “literacia digital e o respeito necessário que se deve ter no ciberespaço”.

“A escola tem o dever de os ensinar a comportarem-se no ciberespaço. Não fazerem isto é o mesmo que um pai não ensinar os filhos a atravessarem a estrada na passadeira. É verdadeiramente perigoso”, considera.

Mas ensinar com recurso a iPads não é sinónimo de ausência total de livros, até porque o gadget “não é um substituto dos livros” e só chega aos alunos na 4ª classe. Até lá, as crianças têm os livros definidos pelo Ministério da Educação para estudar – exceto Estudo do Meio que é uma disciplina cuja sebenta é feita pelos professores e alunos – e mesmo depois, os estudantes têm as duas plataformas e podem escolher com qual das duas trabalham melhor.

O iPad funciona assim como um complemento que permite aos alunos interagirem com a matéria que estão a estudar, enquanto o livro é “muito limitativo” para eles.

Os gadgets da Apple são geridos por Kyriakos Koursaris que foi, inclusivamente, convidado para ser um Apple Professional Developer, ao mesmo tempo que o colégio foi selecionado para o programa Microsoft Innovative Educator Expert na sequência do trabalho realizado em Minecraft, pois os alunos aprendem a matéria também através de Minecraft – o especialista Kyriakos Koursaris explicará, numa entrevista ao Notícias ao Minuto que será publicada em breve, este e outros pormenores do ensino com iPads.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório