Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Redução da taxa de desemprego é notícia "muito boa"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje uma notícia "muito boa" a redução da taxa de desemprego para 9,9%, apesar de já estar à espera que ela acontecesse.

Redução da taxa de desemprego é notícia "muito boa"
Notícias ao Minuto

18:03 - 28/04/17 por Lusa

País Marcelo

"Foi uma notícia que, nem pelo facto de ser esperada, deixa de ser muito boa", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, durante uma visita à Feira Ibérica de Turismo (FIT) da Guarda.

O Instituto Nacional de Estatística reviu hoje em baixa de 0,1 pontos percentuais a taxa de desemprego de fevereiro para 9,9%, o valor mais baixo desde fevereiro de 2009, estimando para março uma nova descida para 9,8%.

Marcelo Rebelo de Sousa disse já ser esperada "a descida da taxa de desemprego para valores inferiores a 10% para o ano e chegou este ano".

Na sua opinião, tal "vem confirmar uma sensação de crescimento que começou no terceiro trimestre do ano passado, aparentemente continua, que não é só diminuir o desemprego, é aumentar o emprego".

"Mais de 20 mil empregos", frisou o chefe de Estado, acrescentando que, provavelmente, estão relacionados com o turismo, com "alguns novos investimentos que estão a ser feitos" e com "a instalação em Portugal de novas fundações", de que é exemplo uma espanhola "que vai investir, só por ano, 50 milhões em Portugal".

Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas que, por um lado, "há uma certa moda de Portugal no turismo". Por outro lado, há vários investidores que lhe aparecem a dizer: "estávamos para investir só daqui por três/quatro anos, vamos antecipar um ano ou dois".

"Isso tem como resultado o aumento do emprego. É bom, muito bom", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório