Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Construção de novo canil/gatil de Santo Tirso arranca em maio

A construção do novo canil/gatil de Santo Tirso, projeto orçado em mais de meio milhão de euros, arranca em maio, indicou hoje a câmara local, que com este espaço quer resolver o problema do abandono e abate de animais.

Construção de novo canil/gatil de Santo Tirso arranca em maio
Notícias ao Minuto

12:45 - 17/03/17 por Lusa

País Autarquia

De acordo com um aviso publicado hoje em Diário da República, o futuro canil/gatil de Santo Tirso, distrito do Porto, tem um valor base de 675.627,06 euros, tendo a obra um prazo de execução de 180 dias.

Já o presidente da câmara, Joaquim Couto, classifica este projeto como "um imperativo civilizacional e cultural" pois, diz o autarca, "os municípios têm um papel fundamental na proteção da vida animal".

"A construção do canil/gatil é absolutamente crucial para pôr em prática uma verdadeira política de bem-estar destes seres vivos, assente no tratamento condigno dos animais abandonados, na sensibilização contra o abandono e na promoção de programas de apoio e adoção", referiu Joaquim Couto.

O equipamento ficará localizado no Lugar da Ermida, Santa Cristina do Couto, numa área total de 9.108 metros quadrados.

Inicialmente, o espaço será preparado para acolher até 50 animais, mas uma vez que a estrutura é modular, a Câmara admite que venham a ser criados mais módulos para receber mais animais.

O projeto contempla dois edifícios, sendo que um terá 20 'boxes' com área interior e área exterior coberta, duas 'boxes' para animais em quarentena e outras duas para animais perigosos, bem como dois pátios para recreio e salas de armazenamento e preparação de alimentos.

Já o segundo edifício terá salas para consultas veterinárias, tratamentos e cirurgia, serviços administrativos, sanitários e balneários, seis 'boxes' gatil e área de recreio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório