Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

João Cravinho enaltece coragem do ex-chefe do Estado

O ex-ministro socialista João Cravinho considerou hoje que Mário Soares representa "o melhor do combate" dos portugueses pela liberdade, destacando que em todas as circunstâncias fez o que pôde para unir pessoas.

João Cravinho enaltece coragem do ex-chefe do Estado
Notícias ao Minuto

21:25 - 07/01/17 por Lusa

País Liberdade

"Não tendo sido surpresa, [a morte de Mário Soares, hoje], foi um enorme choque. Porque Mário Soares é para a grande maioria dos portugueses um homem que representa o melhor do nosso combate pela liberdade", considerou João Cravinho, em declarações à agência Lusa.

O antigo deputado do PS e ex-ministro destacou a "coragem" de Mário Soares que, "desde a sua juventude até praticamente ao último ano da sua vida foi sempre um homem que esteve na primeira linha em defesa da liberdade".

"Fez tudo quanto pode para unir pessoas, das mais diversas tendências. Fez isso de forma muito corajosa", disse, frisando que Soares "nunca se deixou isolar" e que se "empenhou tanto na defesa da liberdade como se empenhou no bom uso da liberdade".

Mário Soares morreu hoje, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório