Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ministério Público já recebeu relatórios finais de autópsias a militares

Dois militares morreram durante a realização do curso de Comandos.

Ministério Público já recebeu relatórios finais de autópsias a militares
Notícias ao Minuto

11:38 - 28/10/16 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Casos

O Instituto de Medicina Legal já enviou ao Ministério Público os relatórios finais das autópsias aos militares dos Comandos.

O relatório da autópsia do instruendo dos Comandos Dylan Araújo Silva, que morreu no início de setembro, foi remetido hoje de manhã ao Departamento de Investigação e Ação Penela (DIAP) de Lisboa, "entidade que ordenou a sua realização", disse à agência Lusa o vice-presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), João Pinheiro.

Esta autópsia foi realizada no dia 10 de setembro, na Delegação do Sul do INMLCF, tendo a elaboração do relatório demorado 48 dias, adiantou.

Já o relatório relativo à autópsia do aluno dos Comandos Hugo Miguel Pita Abreu, efetuada no dia 06 de setembro no Gabinete Médico-Legal e Forense da Península de Setúbal, foi enviado ao MP de Benavente, da Comarca de Santarém, 51 dias após a sua realização.

"A conclusão das autópsias e dos respetivos relatórios por parte do INMLCF ocorreu em 51 e 48 dias, respetivamente, prazos inferiores ao previsto e de acordo com as boas práticas", segundo uma nota do conselho diretivo do organismo público.

As duas autópsias implicaram a realização de exames complementares de toxicologia forense e de anatomia patológica forense.

Os dois militares perderam a vida, em setembro, na sequência de um treino do curso de Comandos. Desde então, o processo de averiguações internas que foi aberto pelo Exército levou a que se instaurassem processos disciplinares a dois militares, enfermeiros, por omissão de auxílio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório