Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PSD contesta encerramento de biblioteca escolar em Abrantes

O PSD questionou o ministro da Educação sobre as medidas a tomar para resolver a falta de assistentes operacionais que motivou o encerramento da biblioteca da Escola Manuel Fernandes, em Abrantes.

PSD contesta encerramento de biblioteca escolar em Abrantes
Notícias ao Minuto

14:18 - 22/10/16 por Lusa

País Regiões

"O encerramento desta biblioteca é inédito e inaceitável, constitui uma degradação intolerável das condições disponíveis para estudantes e docentes das escolas públicas", disse à agência Lusa o deputado Duarte Marques, eleito por Santarém, afirmando que o PSD exige "a imediata reposição dos efetivos necessários à qualidade da escola em causa, mas também das outras já afetadas por situações semelhantes".

O diretor do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes, Alcino Hermínio, disse à agência Lusa que a biblioteca da Escola Manuel Fernandes "está oficialmente fechada" e que "só abre pontualmente", devido ao "número insuficiente de assistentes operacionais".

O responsável já havia referido em setembro, numa visita efetuada então pelos deputados do PSD de Santarém, que a situação de falta de funcionários, a continuar, poderia "levar ao encerramento de alguns serviços das escolas, para que os assistentes pudessem colmatar as necessidades" de outros estabelecimentos do agrupamento, o que acabou suceder esta semana.

Em nota de imprensa, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém e os parlamentares do partido na Comissão de Educação da Assembleia da República referem ter questionado a tutela sobre que medidas irá tomar o Governo.

Além disso, perguntam ainda sobre as "medidas que pretende o Governo aplicar para compensar as autarquias que intervieram, disponibilizando assistentes operacionais às escolas que deles careciam".

Duarte Marques disse que esta situação "revela a irresponsabilidade da atual governação e em particular o desnorte da liderança política do Ministério da Educação".

O cenário é, no seu entender, "branqueado pela conivência do líder da Federação Nacional dos Professores, Mário Nogueira, mas também pelo silêncio cúmplice do Bloco de Esquerda, do Partido Socialista e do Partido Comunista Português".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório