Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da República ratifica participação de Portugal no BAII

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ratificou hoje a participação de Portugal em cerca de 13 milhões de dólares (11,6 milhões de euros) no Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII)

Presidente da República ratifica participação de Portugal no BAII
Notícias ao Minuto

13:44 - 28/09/16 por Lusa

País Belém

A informação está disponível na página da Presidência, onde se lê que "o Presidente da República ratificou a Resolução da Assembleia da República que aprova o 'Acordo Constitutivo do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura', assinado em Pequim, em 29 de junho de 2015".

O secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, representou Portugal na assinatura do acordo constitutivo do BAII, realizada no Grande Palácio do Povo, em Pequim, com a participação de emissários de 50 dos 57 países fundadores da nova instituição, entre os quais o Brasil.

Foi o primeiro banco internacional de desenvolvimento proposto pela China, há quase dois anos, e o Estado chinês é também o seu maior acionista, com cerca de 30% dos 100.000 milhões de dólares estipulados como capital-base do BAII.

A adesão de Portugal ao BAII "é particularmente importante porque temos uma relação de cinco séculos com a China e porque nos últimos quatro anos houve uma forte intensificação das nossas relações comerciais e de investimento", disse o secretário de Estado à agência Lusa na ocasião.

Manuel Rodrigues considerou também que a adesão de Portugal ao BAII "valoriza as relações com toda a Ásia", constituindo "um compromisso com a internacionalização da economia portuguesa".

Visto inicialmente em Washington como um concorrente ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional, duas instituições sediadas nos Estados Unidos e habitualmente lideradas por norte-americanos e europeus, o BAII acabou por suscitar a adesão de mais de vinte países fora da Ásia, da Austrália à Islândia.

Proposto em outubro de 2013 pela China, o projeto de criação do BAII foi formalmente apresentado há nove meses em Pequim com o apoio de 22 países asiáticos, entre os quais a Índia, que é o segundo maior investidor, tendo decorrido em junho a sua primeira reunião anual, que contou com a presença de 24 países que participaram no encontro como observadores.

A Rússia é o terceiro grande investidor e a Alemanha o quarto.

O Canadá anunciou em agosto que vai solicitar a adesão à instituição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório