Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Metade dos trabalhadores do Algarve vive em situação de precariedade

Um em cada dois trabalhadores algarvio estão em situação de precariedade laboral, alertou hoje o dirigente da União de Sindicatos do Algarve, António Goulart, vincando que a situação é generalizada e não afeta apenas o setor turístico.

Metade dos trabalhadores do Algarve vive em situação de precariedade
Notícias ao Minuto

18:33 - 14/09/16 por Lusa

País Sindicatos

De acordo com os dados divulgados durante uma Tribuna Pública que decorreu em Faro, frente à delegação regional da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), aquele sindicalista disse que a situação se agrava mais junto dos trabalhadores jovens.

A análise sobre o universo de trabalhadores até aos 35 anos, do distrito de Faro, indica que seis em cada dez trabalhadores estão em situação de trabalho precário e que quatro em cada cinco trabalhadores com idades entre os 18 e os 25 anos têm situações de trabalho instáveis.

Após ter ouvido as intervenções de vários sindicalistas de vários setores profissionais algarvios sobre a precariedade vivida na região e algumas críticas à atuação da ACT, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, defendeu que é preciso que a ACT tenha meios, tome posições e faça cumprir a lei.

A CGTP tem no topo das prioridades da luta sindical a atualização anual salarial, o descongelamento de carreiras na Função Pública e o combate à precariedade laboral nacional.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considera que os patrões, públicos e privados têm de estar conscientes dos deveres para com os trabalhadores e que, no caso da Função Pública a necessidade de redução da despesa não justifica o congelamento de salários e carreiras.

"Há despesa supérflua onde se pode tocar. É preciso coragem para o fazer", afirmou, apontando como exemplos os "lobbies", os juros da dívida pública e as parcerias público privadas.

Sobre a intenção do Governo de apresentar o livro verde das relações laborais, aquele responsável disse esperar que nesse documento esteja presente, "de uma forma muito evidente, um cartão vermelho à precariedade".

"Como é que isso se faz? Desde logo, estabelecendo regras e parâmetros", prosseguiu, colocando no topo dessas regras o conceito: "A um posto de trabalho permanente deve corresponder um vínculo de trabalho efetivo".

A CGTP mantém-se disponível para trabalhar estas questões com o Governo e está preparada para um dinâmica em termos reivindicativos e em torno dos aumentos salariais, adiantou.

A central sindical está a preparar a semana nacional de esclarecimento, reivindicação e luta entre 26 e 30 de setembro e as comemorações do 46º aniversário da CGTP, a 01 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório