Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sindicatos debateram salários em atraso no cinema

A precariedade laboral e os atrasos ou ausências nos pagamentos dos salários no setor do cinema, foram as principais preocupações apresentadas hoje por dois sindicatos, numa reunião com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Sindicatos debateram salários em atraso no cinema
Notícias ao Minuto

17:55 - 06/09/16 por Lusa

País ICA

Numa nota à impensa, hoje divulgada, o CENA -- Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual e o Sindicato de Trabalhadores de Espetáculos apontam estas como as principais questões debatidas com os responsáveis do ICA.

Em causa estão atrasos no pagamento de salários a trabalhadores envolvidos nas produções dos filmes "Zeus", de Paulo Filipe Monteiro, produzido pela Happygénio, e "Ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, pela produtora Blackmaria.

"Não podemos aceitar que mais nenhum trabalhador veja a sua vida pessoal e as suas obrigações quotidianas postas em causa por atrasos ou ausências nos pagamentos, nem podemos aceitar que as produtoras com boas práticas laborais sejam vítimas de concorrência desleal", sustenta os sindicatos na nota de imprensa.

No encontro, o CENA e o STE propuseram algumas medidas concretas para contrariar este cenário, nomeadamente a obrigatoriedade da celebração de contratos, e a criação de novos mecanismos que resolvam os atrasos e as ausências nos pagamentos dos salários.

Os sindicatos defendem que "quando detetada uma situação de incumprimento em qualquer das fases da produção, deve o ICA ter os mecanismos necessários para cessar de imediato a entrega de novas 'tranches' de financiamento para esse projeto até a situação estar resolvida".

Por seu turno, o ICA, segundo os sindicatos, também descontente com as situações de incumprimento, mostrou-se disponível para analisar estas propostas, "não deixando desde já a porta fechada a nenhuma delas".

O CENA e o STE, continuam também a defender que o Orçamento do Estado deveria contemplar verbas para o Cinema, estendendo o dinheiro disponível para o setor e possibilitando o aumento de produções e de condições de trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório